Família de Nazaré: Ditadura dos filhos

Ditadura dos filhos



A partir de um comentário que o JAC fez aqui no blog, trocamos alguns e-mails sobre um livro que ele está lendo -"O pequeno ditador"-, sobre a tirania dos filhos (assunto que me interessa, como você vê em Meu pequeno ditador). À medida de suas possibilidades, o JAC está enviando textos a respeito do livro. Abaixo, você pode ver o resumo do capítulo 1, com informações muito preciosas. Valeu, JAC!!

Javier Urra, O pequeno ditado. Da criança mimada ao adolescente agressivo.

Capítulo 1: Filhos agressivos


Ideias base: Existem filhos agressivos nas famílias. Se em muitos casos os filhos são vítimas, noutros, cada vez mais, são tiranos e agressores, caprichosos, que dão ordens aos pais, desobedientes, desafiadores…

Três tipos de maus tratos dos filhos em relação aos pais:

Condutas tirânicas: procuram causar dano ou incómodo utilizando a incompreensão como axioma; evitam responsabilidades, culpabilizando os outros.
Utilização dos pais: como se os pais fossem usufruto dos filhos ou caixas automáticas….
Desapego: transmitem aos pais que não gostam deles.

Causas da tirania:

Sociedade permissiva que educa para os direitos e não para os deveres. O corpo social perdeu força, perdeu autoridade. Há uma crise de responsabilidade, de falta de compromisso; sociedade do bem estar e do prazer.
Meios de comunicação são uma cascata de actos violentos
Crianças passam muito tempo sozinhas
Estrutura familiar modificou-se: desestruturação de muitos casais
Diferenças educativas entre os pais, e diferenças educativas entre os pais e os professores.
Excessiva permissividade dos pais – das três formas clássicas de controlo (autoridade, competência e confiança), parece que só há lugar para a última.

As crianças podem ser inofensivas, mas não são inocentes. Deve-se responsabilizar no processo educativo quem tem a missão primeira de educar, e esses são os pais. Deve educar-se nos deveres e nos direitos, na tolerância, marcando regras, exercendo controlo, e sabendo dizer “não”.
A tirania infantil reflecte uma educação (se assim se pode chamar) familiar e ambiental distorcida que aponta para o mais deplorável e paradoxal resultado, dando assas à expressão “cria corvos e eles te comerão os olhos”.

Por José António Carneiro - A partir da leitura da obra

E não deixe de ler Meu pequeno ditador


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai