Família de Nazaré: Vaso sanitário: como ensinar a criança a usar o troninho?

Vaso sanitário: como ensinar a criança a usar o troninho?

Por volta dos dois anos e meio, a criança começa a fazer uso, regularmente, do penico. Mas, qual é o melhor momento de apresentá-la ao vaso sanitário? Os especialistas recomendam que, semanas após o início do uso do penico, os pais comecem a estimular a criança a explorar o vaso.

Pela altura, procure improvisar um degrau e fique sempre por perto para que a criança não tenha medo de cair. O importante é que os pais transformem esta atividade num momento de descoberta para a criança. Existem algums adaptadores no mercado, para se acoplar ao vaso sanitário.

No caso de meninos, o pai deve ensinar como levantar a tampa e "mirar o alvo". Quando for defecar, ensine-o a abaixar as calças, subir no vaso e limpar-se. Fique sempre por perto e explique pausadamente, com tranqüilidade. É importante lembrar que a criança só aprenderá a se limpar sozinha por volta dos quatro anos de idade. Ah, tem mais: se a criança quiser dar descarga não hesite. Será parte do aprendizado. Não esqueça de ensiná-la a lavar as mãos.

No site da Pampers, encontrei as seguintes dicas úteis:

1. Compre um peniquinho. Muitas crianças sentem-se mais seguras sentadas próximas do chão, pois assim não têm medo de cair do vaso ou dentro dele. Se o seu filho ficar com medo do peniquinho, não o force. Guarde-o por um ou dois meses e dê um tempo para a criança acostumar-se com a idéia de usá-lo. Deixe-a à vontade.

2. Deixe a criança se acostumar com o peniquinho. Permita que ela observe, toque e sinta-se à vontade com o peniquinho antes de usá-lo. Além disso, deixe que a criança sinta que o peniquinho é dela.

3. Coloque-o em um lugar conveniente para a criança. O peniquinho não precisa ficar restrito ao banheiro. Leve-o para a sala de brinquedos, para o jardim ou onde quer que a criança estiver brincando. Permita que ela tenha acesso a ele quando quiser.

4. Para começar, deixe a criança sentar no peniquinho uma vez por dia, sem tirar a roupa, criando assim uma rotina. Deixe-a livre para sair quando quiser, sem forçá-la a ficar.

5. Quando a criança já estiver acostumada a sentar no peniquinho vestida, deixe que ela o faça sem roupa. Esta é a etapa que ajudará a criança a se acostumar à idéia de tirar a roupa antes de usar o banheiro.

6. Quando a criança evacuar na fralda, despeje as fezes no peniquinho enquanto ela observa, pois assim ela verá que é ali o seu lugar. Explique que o peniquinho é o lugar para onde devem ir as fezes e a urina. A criança deve entender a importância de colocar as coisas no lugar certo.

7. Seja paciente e positivo. Com o tempo, a criança acabará aprendendo a usar o banheiro.

Outras dicas úteis:

  • Vista sua criança com roupas fáceis de tirar e colocar. Ajude-a a aprender a despir-se e a vestir-se, pois isso faz parte do aprendizado. Assim que seu filho estiver acostumado a sentar no peniquinho vestido, experimente despi-lo.
  • Estimule a imitação. Com a criança ao seu lado, sente-se no vaso e deixe que ela se sente no peniquinho.
  • Seu filho deve aprender a usar o banheiro sentado. Inicialmente, tanto meninos quanto meninas devem sentar no vaso. Se começarem a aprender a urinar de pé, talvez os meninos não queiram se sentar para evacuar.
  • Observe a criança. Caretas, resmungos e a famosa "dancinha" podem ser sinais de urgência em usar o banheiro. Quando observar esses movimentos, pergunte se ela está com vontade de ir ao banheiro.
  • Pergunte, também, se ela quer que você desabotoe suas calças. Ofereça-se para lembrá-la sempre que precisa ir ao banheiro. Só o faça se ela consentir.
  • Elogie a criança. Não deixe de elogiá-la quando ela lhe disser que está com vontade de ir ao banheiro, mesmo que a iniciativa tenha sido sua.
  • Deixe ela dar descarga, mas só se ela quiser. Há crianças que ou não gostam do som da descarga ou têm medo; fique atenta. Além disso, tente consolá-la se ela ficar triste ao ver as fezes desaparecerem no vaso.
  • Cuide da pele do seu filho. A probabilidade de desenvolvimento de assaduras devido à umidade ou ao contato com as fezes é a mesma de quando ele era bebê. Sua pele deve estar sempre limpa e seca; por isso, troque-o com freqüência. Deixar a criança molhada para ela aprender a usar o banheiro não é um método adequado.
  • Quando o seu filho estiver usando o peniquinho várias vezes por dia, talvez tenha chegado a hora de começar a usar calcinha ou cueca. Comece colocando-os apenas durante uma parte do dia. E, como a fralda pode dar muita segurança à criança, não apresse o processo. Você pode usar calcinhas e cuecas descartáveis como parte do processo de transição, mas não se recomenda seu uso no início do treinamento. Mais tarde, quando a criança demonstrar que está pronta para seguir em frente, elas podem ser mais úteis.
  • Converse com as pessoas que ajudam a tomar conta do seu filho. Não deixe de comunicar seus planos de tirar a fralda da criança às pessoas com quem ela fica em sua ausência -creche, avós, babá. É importante que elas saibam que você quer tirar a fralda do seu filho. Assim, durante o dia, a criança pode receber as mesmas mensagens que recebe de você à noite ou durante o fim de semana.
  • Acidentes são normais. Às vezes, a criança não consegue segurar a urina e as fezes. Não se preocupe porque isso é natural e faz parte do processo de aprendizado. Se a criança se habituar a segurar a vontade de ir ao banheiro, acabará tendo prisão de ventre, o que pode tornar doloroso o processo de ir ao banheiro. Se seu filho tiver prisão de ventre, converse com o pediatra. Quando as fezes estiverem mais moles, converse com seu filho e diga-lhe que ir ao banheiro não dói. Além disso, lembre-se de oferecer alimentos ricos em fibras. Você também deve se habituar a comê-los porque as crianças aprendem com o exemplo dos pais. Dê muita água. É importantíssima para facilitar o amolecimento das fezes.

Fonte: Revista Pais e Filhos e Pampers

7 comentários:

  1. olá, achei muito legal a materia....eu tenho uma filha de tres anos e ate agora nao conseguir tirar a fralda dela, é muito dificil, ela nao gosta de usar o penico, faz birras , chora , ate quepor fim acabo desistindo. nao sei oq fazer, me ajudem por favor.
    o0brigada pela atençao

    ResponderExcluir
  2. O QUE FAÇO MEU FILHO VAI FAZER QUATRO ANOS E NÃO FAZ COCÔ NO VASO E NEM AGACHADO SÓ FAZ SE COLOCAR FRALDAS NÃO ADIANTA ENCISTIR ME AJUDEM

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas...comprei um "troninho" pro meu pequeno mas ele ainda fica meio receoso,não quero forçá-lo...sempre falo que ali é o lugar pra fazer xix e cocô,além disso tento estimu-lálo a sentar-se ainda de roupa pra acostumar,depois a gente ve o q faz...mas a verdade é q não vejo a hora de não ter que trocar mais fraldas...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Meu filho vai fazer 4anos tem medo e nojo de usa o vaso, so faz na cueca e passa quase 5 dias sem fazer coco so faz se toma laxante. o q posso fazer.

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome e ariana...
    minha filha tem um ano e cinco meses, quando ela faz xixi ou coco ela avisa que ja fez...
    as pessoas estao me dizendo que ja ta na hora de tirar as fraldas eu ainda acho ela muito pequena ...
    tem idade certa pra isso???

    ResponderExcluir
  6. Nossa acho que estou me precipitando , pois minha filha tem só 1 ano e meio e já comprei um periquita pra ela kk lendo está matéria pude perceber que ela ainda é novinha pra isso....

    Deixo ela só de calcinha o dia inteiro e quando ela faz xixi ou coco eu á levo até o penico e mostro que é lá que ela tem que fazer... Mas as vezes me deparo com ela em frente o espelho e o penico na cabeça é ilario kkkkk.

    Devo continuar minha batalha ou espero ela ficar maiorzinha...

    ResponderExcluir
  7. Ariana, eu conversaria com o pediatra. Ninguém melhor do que ele para falar, já que é ele quem está vendo sua filha diretamente. Não acha?

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai