Família de Nazaré: Teologia do corpo: catequeses do Papa João Paulo II sobre o amor humano, a redenção do corpo e a sacramentalidade do matrimônio

Teologia do corpo: catequeses do Papa João Paulo II sobre o amor humano, a redenção do corpo e a sacramentalidade do matrimônio

Há anos, quando discerni minha vocação para o casamento, digitei todas as catequeses do Papa sobre aquilo que depois veio a ser chamado de Teologia do Corpo. Como o Papa mesmo disse, o título poderia ser O amor humano no plano divino ou, mais precisamente, A redenção do corpo e a sacramentalidade do matrimônio.

A partir da próxima quarta-feira, publicarei semanalmente uma daquelas catequeses. O título será sempre "Teologia do corpo..." seguido do título da catequese, tal como publicado pelo L'Osservatore Romano, que serviu como minha fonte direta.

Gostaria, hoje, de fazer uma rápida apresentação. Na verdade, esse material foi feito por mim há muitos anos, e o texto que coloco abaixo já foi escrito há bastante tempo. Visa a dar uma visão geral sobre os temas.


O presente trabalho recolhe a grande catequese feita pelo Papa João Paulo II sobre a família, à qual o próprio deu o nome de O amor humano no plano divino, analisando o tema: A redenção do corpo e a sacramentalidade do matrimônio.

Trata-se de uma longa catequese, iniciada em 1979 e terminada em 1984. Esse aspecto histórico é importante, pois neste ínterim ocorreram dois acontecimentos de grande relevância. O primeiro foi o Sínodo dos Bispos de 1980, que cuidou da missão da família cristã; o segundo foi a Exortação Apostólica Familiaris consortio, publicada em 1981 como fruto daquele Sínodo.

Nessa Exortação, publicada, pois, na época em que era proferida a presente catequese, o Papa sugere "uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar, que se inspire nos motivos da criação, da aliança, da cruz, da ressurreição e do sinal" (Familiaris consortio, 56c).

Parece-me, de fato, que nesta indicação do Santo Padre podemos encontrar luzes para construir uma espiritualidade que responda aos desafios enfrentados pela família às portas do Terceiro Milênio cristão. E essas luzes parecem brilhar com mais intensidade na presente catequese, na qual João Paulo II desenvolveu e aprofundou, justamente, os temas propostos, sobre uma base personalística.

De fato, assim está disposto o trabalho: são 127 pronunciamentos, divididos em três grandes partes: a primeira, com 85 pronunciamentos, trata do tema da Redenção do corpo; a segunda, com 27 textos, se refere à Sacramentalidade do matrimônio; em 14 catequeses, o Papa responde a alguns questionamentos hodiernos, formando a terceira parte; ao final, numa importante síntese conclusiva, o Papa termina o longo ciclo explicando alguns conceitos para que o texto integral seja bem compreendido.

A primeira parte, é dividida em três capítulos, que se dedicam à análise de três textos-chaves do Evangelho. Temos, antes de tudo, o texto em que se refere Cristo "ao princípio" no colóquio com os fariseus sobre a unidade e indissolubilidade do matrimônio (cf. Mt 19, 8; Mc 10, 6-9). Prosseguindo, temos as palavras pronunciadas por Cristo no Sermão da Montanha sobre a "concupiscência" como "adultério cometido no coração" (cf. Mt 5, 28). Por fim, temos as palavras transmitidas por todos os sinóticos, em que Cristo faz referência à ressurreição dos corpos no "outro mundo" (cf. Mt 22, 30; Mc 12, 25; Lc 20, 35). Vê-se, pois, que nesta primeira parte, foram desenvolvidos os temas da criação e da ressurreição, todos sob as luzes da redenção operada por Cristo na cruz.

A segunda parte, dedica-se à análise do sacramento com base na Epístola aos Efésios (Ef 5, 22-33). As reflexões serão conduzidas na consideração das duas dimensões essenciais deste sacramento, isto é, a dimensão da aliança e a dimensão do sinal. O Papa, com esses dois capítulos, completa o desenvolvimento dos temas por ele mesmo sugeridos para se construir uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar. Embora esta catequese sobre O amor humano no plano divino não esgote completamente os temas sugeridos, não se pode deixar de considerá-la como valioso material de estudo e de formação.

A essas reflexões, o Papa somará alguns enfoques da Encíclica Humanae vitae, procurando responder, sobre uma base personalística e bíblica, os interrogativos do homem de hoje. Segundo o Papa, a doutrina desta Encíclica se mantém em relação orgânica quer com a sacramentalidade do matrimônio, quer com toda a problemática bíblica da teologia do corpo, centralizada nas palavras-chaves de Cristo. Em certo sentido, dirá o Papa "pode-se até dizer que todas as reflexões que tratam da 'redenção do corpo e da sacramentalidade do matrimônio', parecem constituir um amplo comentário à doutrina contida precisamente na Encíclica Humanae vitae" (O amor humano no plano divino, 127, 2).

Umas palavras sobre o modo de apresentação do trabalho: ele é formado pelo que consta do jornal L'Osservatore Romano, em sua edição em português. Foi passado para o português do Brasil, procurando-se manter fidelidade máxima ao texto da maneira em que foi publicado. No entanto, por se tratar de catequeses que foram sendo proferidas num espaço de tempo tão longo, é fácil compreender que, em alguns momentos, a própria edição original não tenha seguido um padrão único. Isso de dá, por exemplo, ao se referir aos escritos neo-testamentários, que algumas vezes são chamados "Cartas" e, outras vezes, "Epístolas". Como o presente trabalho quis dar uma coesão orgânica aos textos, e não obstante o fato de tais termos serem sinônimos, houve-se por bem sempre chamá-los pelo nome de "Epístolas".

Da mesma forma, o leitor poderá perceber que no trabalho constam duas categorias de notas. Para facilitar a leitura, as notas remissivas foram colocadas ao final de cada capítulo e enumeradas com numerais arábicos. As notas explicativas, por serem comumente de maior interesse imediato para a compreensão do texto, foram colocadas no rodapé das páginas e enumeradas com letras.

Espero que este material, tão rico e profundo, possa ser útil a todos os que dele fizerem uso. De fato, ele pode ajudar na compreensão do Magistério de Sua Santidade sobre a família e, portanto, no discernimento dos rumos que o Senhor quis dar à sua Esposa na alvorada do Terceiro Milênio. E a compreensão é o primeiro passo para amar e agir.

Petrópolis, 18 de dezembro de 1998

Danilo Badaró Mendonça



Veja todas as catequeses que o FN publicou até agora clicando em Teologia do Corpo.


6 comentários:

  1. Olá,
    Passei para retribuir a visita e conhecer este espaço tão especial.
    Tenha um restinho de semana cheio de paz e alegria!
    Um abraço carinhoso,
    Aninha

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, Danilo! Bela iniciativa, parabéns! A editora Quadrante está fazendo propaganda em seu site do livro com as catequeses do Papa João Paulo II sobre a TEOLOGIA DO CORPO.

    Título: Homem e Mulher o criou
    Autor(a): João Paulo II
    Editora - EDUSC
    Preço: R$ 69,00

    ResponderExcluir
  3. Roberto, pela EDUSC também são publicados os materiais do Instituto João Paulo II de Salvador (ligado à PUC). O diretor é Dom Petrini. Há alguns anos (ele ainda era sacerdote) eu enviei o material para ele. Talvez seja esse o material que ele utilizou para a publicação, não sei. Um dia vou perguntar.

    ResponderExcluir
  4. Na Faculdade de Teologia tive um seminário teológico subordinado ao tema da corporeidade. Vou procurar trabalhos e textos na tentativa e enriquecer este debate/diálogo.

    Parabens pelo blog

    continuo a trabalhar sobre javier urra e o pequeno ditador.

    infelizmente o tempo não é muito

    ResponderExcluir
  5. Estimado Danilo, estou esperando a resposta do meu pedido sobre as catequeses... desculpe incomodar mas como te comentei, gostaria muito de ir trabalhando nelas aos poucos, atualizando-a com a nova tradução que fizeram do polonês.

    Me responda se puder... obrigada!

    pd: a matéria da Maria Mariana serve para o blog não acha?

    PAX e obrigada pelo excelente blog!

    Julie Maria

    ResponderExcluir
  6. Oi, Julie Maria

    Eu é que agradeço sua compreensão e seu incansável apostolado pela família.

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai