Pages

30 dezembro 2008

Educação sexual

Interessante um tema colocado pelo Cláudio, no seu blog Reality is out there. Não trata-se de um blog com temática religiosa, mas política, principalmente. No caso ele está falando sobre os progressistas, mas eu quero chamar atenção para o tema que ele coloca sob a ótica dos pais de família, que precisam estar atentos com a educação dada aos seus filhos (que é, no fundo, de responsabilidade dos pais)

Leia Mais...

Ele diz o seguinte:


Viver de acordo com as normas ditadas pelos "pogreçistas" requer, no mínimo, que a pessoa desative sua capacidade de raciocinar logicamente. Como as decisões raramente se baseiam numa escala de valores, é possivel vermos leis entrando em conflitanto com o comportamento do Estado.

Vejamos a pedofilia. É de comum acordo que a pedofilia é algo abominável. Por quê?

O princípio que fundamenta a lei que pune a pedofilia - com o qual concordo plenamente - é que uma criança não tem maturidade para escapar da sedução de um adulto. Em alguns estados americanos o sexo entre um adulto e um menor é considerado estupro.

Mas como conciliar essa premissa com a política de educação sexual adotada pelas escolas onde as mesmas crianças que não têm maturidade para decidir em relação ao ato sexual aprendem a colocar camisinha, a tomar pílula, etc.?

Ora, a mensagem passada pelas leis é confiltante: por um lado abomina-se a prática de sexo envolvendo crianças mas por outro, prepara-se as crianças para a prática do sexo.

Isso é o que acontece quando o sistema legal é tomado pelo progressismo. Perde-se a perspectiva e as leis não seguem uma escala hierárquica de valores. Ficamos com um conjunto de retalhos ridículo que parece com um sistema legal, mas não passa de palhaçada.
Enfim, os valores, devem ser o norte da educação. Quais valores estamos escolhendo?

21 dezembro 2008

Arqueologia: homem e mulher os criou





Há quem diga que a estrutura familiar monogâmica (pai, mãe e filhos) é meramente uma construção cultural. Segundo essa idéia, não haveria uma "família natural", mas poder-se-ia pensar em um sem-número de arranjos familiares distintos, incluindo os homossexuais.

A edição n. 2.090 da Revista Veja, de 10 de dezembro, traz a notícia "A primeira família", na qual se relata uma descoberta arqueológica significativa. Contradiz essa ideologia, demonstrando que o mistério nupcial - para usarmos uma expressão de Angelo Scola - é inerente à nossa humanidade. Copio, abaixo, passagens da reportagem.

Uma pesquisa publicada há duas semanas por um grupo de arqueólogos alemães, ligados à Universidade de Mainz, confirma a antiguidade da família nuclear entre humanos. O estudo foi feito com base num conjunto de quatro túmulos coletivos que datam de 4.600 anos atrás, encontrados próximo ao Rio Saale, no interior da Alemanha. Os túmulos abrigavam treze ossadas, cujas fraturas sugeriam que os indivíduos haviam sido vítimas de um massacre. Através de análises de DNA, provou-se que, num dos túmulos, pai, mãe e filhos – dois meninos com cerca de 5 e 9 anos – haviam sido enterrados juntos. Como mostra uma reconstituição artística feita a partir das ossadas, cada uma das crianças foi sepultada, respectivamente, junto aos braços do pai e da mãe. O achado constitui a mais antiga evidência arqueológica de família nuclear já encontrada e identificada por meio da genética.

Até meados do século XX, prevalecia entre os antropólogos a idéia de que a família nuclear era uma instituição apenas cultural.

Como mostra a imagem da família abraçada no túmulo encontrado na Alemanha, o instinto familiar é ancestral no Homo sapiens.
Para entender mais o conceito de mistério nupcial, recomendo a leitura dessa resenha aqui.


16 dezembro 2008

Conheça o blog Cultura da Vida

Para aqueles que defendem a vida humana, desde sua concepção até seu declínio natural, há um blog que não pode passar despercebido: Cultura da Vida.

Ao que parece, o blog começou em março de 2008. Já foram 250 postagens nestes meses, uma freqüência excelente para um blog, o que possibilita que seus leitores o visitem diariamente para obter novas informações.

Para o leitor do Família de Nazaré, acompanhar o blog Cultura da Vida é muito fácil. As últimas 5 postagens do blog aparecem em nossa própria página inicial. Já percebeu?

Se você rolar nossa página até o final, perceberá que em nossa página inicial estão sempre as nossas sete últimas postagens e, logo abaixo, as últimas informações de alguns sites: Observatório da Perseguição, Comportamento, Blog do Prof. Felipe Aquino, Cultura da Vida, Agência Fides e Rádio Vaticano. Assim, toda vez que você entrar aqui no FN, pode também saber se há novidades nesses outros sites. Vá até lá embaixo e confira!

11 dezembro 2008

Governo Lula desviaria dinheiro do SUS para financiar propaganda abortista

Essa é a denúncia feita por Rodrigo Pedroso, em e-mail enviado recentemente. Você pode ler o inteiro teor aqui.

06 dezembro 2008

Juramento


Lembras-te, Amor? No alvor do casamento
Amanheceu em nós a luz dos céus.
Coube, no nosso olhar, o firmamento;
E fizemos, então, o juramento:
- Só um do outro e os dois de Deus!


Lutei para cumprir o prometido.
Meu corpo e a minha alma são só teus.
Quando a voz das paixões me traz vencido,
A voz do amor segreda-me ao ouvido:
- Só um do outro e os dois de Deus!


À minha volta soa, noite e dia,
A risada escarninha dos ateus…
Cravam-me os estiletes da ironia;
Eu calo, e rezo a minha litania:
- Só um do outro e os dois de Deus!


Cerca-me a tentação, velha serpente!
Escondem-me o horizonte negros véus.
Que importa, meu Amor? Teimosamente,
Hei-de gritar à Vida, frente a frente:
- Só um do outro e os dois de Deus!


E amanhã, quando a Morte, de mansinho,
Vier pedir ao Mundo o nosso adeus,
Hão-de os anjos cantar, devagarinho:
- Terão na eternidade um só caminho,
Pois são só um do outro e os dois de Deus!

Autor: Miguel Trigueiros

02 dezembro 2008

Famílias estruturadas, menor índice de acidentes com crianças


A Folha Online publicou notícia sobre um estudo realizado na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, que chegou a conclusões interessantes:

1. as crianças cujos pais nunca se casaram se acidentaram significativamente mais que aquelas cujas mães permaneceram casadas ao longo da infância dos filhos.

2. as crianças que não moram na mesma casa do pai se machucaram mais.

3. comparadas a crianças que ficam em creches ou aos cuidados da mãe ou de outros parentes, as que ficam com um dos avós correm menos risco de acidentes.

Maiores detalhes (em inglês), aqui.

Essas constatações nos levam a reafirmar que dentre os direitos da criança está o direito de nascer e crescer em uma família bem estruturada (veja mais aqui). As autoridades públicas têm o dever de assegurar esse direito, inclusive com políticas familiares que ajudem as famílias a se estruturarem bem.


27 novembro 2008

Meu filho quebrou o dente. E agora?

Aconteceu aqui em casa, em um acidente na escola. Vai aí uma reportagem, que pode ajudar nesses momentos.

22 novembro 2008

Rotina ajuda criança a se alimentar melhor

Disposição para jogar bola com os amigos, andar de bicicleta, aulas de inglês e piano, além de notas boas e raras faltas no colégio. Energia a criançada tem de sobra, no entanto, na hora de se alimentar, eles não exibem o mesmo humor. Cada vez mais, as crianças impõem suas vontades durante a refeição, fechando a boca para os alimentos saudáveis. Para reverter essa situação, Raquel Caruso, psicopedagoga e coordenadora da Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico (Edac), de São Paulo, explica que é preciso estabelecer uma rotina.

"Isso significa estipular horários e adquirir hábitos, como café da manhã, almoço, jantar e lanches saudáveis nos intervalos de cada refeição principal." Outra dica da profissional, é criar um cardápio semanal e deixá-lo ao alcance das crianças. "Coloque-o em uma lousa, cartaz ou geladeira. Para os menores, o ideal é recortar as figuras correspondentes à refeição do dia", sugere Raquel. Depois que o hábito alimentar saudável for adquirido, dá até para reservar um dia da semana para algo que não seja tão nutritivo. "Se a criança não consegue largar o mau hábito, o ideal é espaçar ainda mais o dia do "besteirol" até ser retirado do cardápio."

"Crianças são extremamente espertas e observadoras. Se elas descobrem que uma atitude pode chamar a atenção de seus pais, certamente a farão. Não por maldade, mas por instinto", avisa o pediatra Yechiel Moises Chencinsk.

Para ele, é importante que os pais percebam essa situação o quanto antes e não caiam na armadilha. "Uma vez nela, as crianças irão aproveitar para determinar o que elas querem ou não comer. E isso pode não ser saudável." A atitude de usar a comida como forma de chantagem, em algumas casos, não passa da porta de casa. "Muitas escolas ensinam o valor nutricional da refeição e os alunos aprendem a necessidade de comer bem. Pena que na teoria é uma coisa e na prática normalmente é outra", diz o pediatra.

Fonte: UOL

E eu completaria dizendo que o exemplo é fundamental. Todos na casa precisam cultivar hábitos alimentares saudáveis.

17 novembro 2008

O fundo moral da questão ecológica


O WWF publicou seu Relatório sobre o Planeta Vivo, no qual "concluiu que o consumo exagerado do 'capital natural' coloca em perigo a futura prosperidade do mundo, gerando impactos evidentes na economia, tais como a elevação do preço dos alimentos, da água e da energia" (Yahoo Notícias).

Timidamente, o WWF reconhece que o consumismo é um grande perigo para o meio ambiente. E consumismo é questão ética. Existe, de fato, um fundo moral para a questão ecológica. Já nos lembrava o Papa João Paulo II tantas vezes, como em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 199o, chamada "Paz com Deus Criador, paz com toda a criação". Dizia ele:
É evidente que uma solução adequada não pode consistir simplesmente numa melhor gestão, ou num uso menos irracional dos recursos da terra. Muito embora se reconheça a utilidade prática de semelhantes providências, parece ser necessário examinar a fundo e enfrentar no seu conjunto a grave crise moral de que a degradação do ambiente é um dos aspectos preocupantes.

(...)

A sociedade hodierna não encontrará solução para o problema ecológico, se não revir seriamente o seu estilo de vida. Em muitas partes do mundo, ela mostra-se propensa ao hedonismo e ao consumismo e permanece indiferente aos danos que deles derivam. Como já observei, a gravidade da situação ecológica revela quanto é profunda a crise moral do homem. Se faltar o sentido do valor da pessoa e da vida humana, dá-se o desinteresse pelos outros e pela terra. A austeridade, a temperança, a disciplina e o espírito de sacrifício devem conformar a vida de todos os dias, a fim de que não se verifique para todos o constrangimento a suportar as consequências negativas da incúria de alguns poucos.
Nesse interessante discurso, o Papa propunha soluções para o problema ecológico, sob o viés moral:

1. reconhecer a criação como cosmos, ou seja, como um todo harmonioso. Essa ordem natural tem que ser respeitada.

2. reconhecer que a terra é uma herança comum, na linha da doutrina social da Igreja, que postula pelo princípio da destinação universal dos bens.

3. criação de um sistema de gestão de recursos ambientais mais bem coordenado a nível internacional, uma vez que os desafios superam as fronteiras dos Estados.

4. estabelecer uma nova solidariedade entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. "Por exemplo, aos países de há pouco industrializados não se pode requerer que apliquem certas normas restritivas às próprias indústrias nascentes, se os países industrializados há muito não forem os primeiros a aplicá-las no seu interior. Por seu turno, os países em vias de industrialização não podem moralmente repetir os erros cometidos por outros no passado, continuando a danificar o ambiente com produtos poluentes, com desflorestações excessivas ou com a exploração ilimitada de recursos que se esgotem".

5. enfrentar diretamente as formas estruturais de pobreza existentes no mundo.

6. construir uma educação para a responsabilidade ecológica, que implique em uma verdadeira conversão na maneira de pensar e no comportamento. A primeira educadora é a família, na qual as crianças aprendem a respeitar o próximo e a amar a natureza.

7. não esquecer do valor estético da criação. O contato com ela é profundamente regenerador, assim como a contemplação de seu esplendor é capaz de dar paz e serenidade.

É de se louvar que uma instituição tão importante como o WWF venha a reconhecer, embora com atraso de 18 anos, aquilo que o Papa João Paulo II já apontava. A raíz do problema ecológico é o pecado, e a solução é a reconciliação com o Criador. Famílias, erguei-vos!

12 novembro 2008

Violência nas escolas: alunos agridem professores

"Professores revelam agressões que sofrem de alunos. A violência física ou verbal raramente traz algum prejuízo para o estudante. Normalmente, o professor é transferido para outra escola". É a chamada no site Globo.com para o video abaixo.

Deixo como reflexão a sempre atual Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de João Paulo II, que diz:

Numa sociedade agitada e desagregada por tensões e conflitos em razão do violento choque entre os diversos individualismos e egoísmos, os filhos devem enriquecer-se não só do sentido da verdadeira justiça que, por si só conduz ao respeito pela dignidade pessoal de cada um, mas também e, ainda mais, do sentido do verdadeiro amor, como solicitude sincera e serviço desinteressado para com os outros, em particular os mais pobres e necessitados. A família é a primeira e fundamental escola de sociabilidade: enquanto comunidade de amor, ela encontra no dom de si a lei que a guia e a faz crescer. O dom de si, que inspira o amor mútuo dos cônjuges, deve pôr-se como modelo e norma daquele que deve ser actuado nas relações entre irmãos e irmãs e entre as diversas gerações que convivem na família. E a comunhão e a participação quotidianamente vividas na casa, nos momentos de alegria e de dificuldade, representam a mais concreta e eficaz pedagogia para a inserção activa, responsável e fecunda dos filhos no mais amplo horizonte da sociedade.
Nós, famílias cristãs, devemos assumir essa tarefa, confiantes que o dom do sacramento do matrimônio nos capacita para educar nossos filhos segundo a lei de Deus.



10 novembro 2008

Governo promove abortismo em prova do Enade


Esse tema foi levantado por Moisés, em uma comunidade do Orkut. Aí vai a cópia do scrap dele.


O governo não perde nenhuma chance de promover o abortismo. Agora foi usada a prova do Enade (que substitui o velho Provão) aplicada hoje aos alunos de História de todo o país neste domingo.


Vejam a questão de número 4 da prova:




CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE?


As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos
citados.


São dois os temas mais específicos para essa legislação:


(A) aborto e violência doméstica

(B) cotas raciais e assédio moral

(C) educação moral e trabalho

(D) estupro e imigração clandestina

(E) liberdade de expressão e divórcio

A resposta correta, segundo o governo, é, obviamente, a letra (A).


Ou seja, o governo espera que os alunos considerem que "uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar, entre outros temas, além dos citados", "aborto e violência doméstica".


Veja a prova aqui. O gabarito das respostas, aqui.


Obs.: segundo membros da comunidade do Orkut, a questão não caiu apenas na prova de História, mas também na de Letras.

06 novembro 2008

Família é responsável por 70% do desempenho escolar, diz pesquisa


O contexto familiar é responsável por 70% do desempenho escolar de um estudante, restando à escola e suas condições interferir, positiva ou negativamente, nos 30% restantes. A conclusão surgiu de uma revisão da literatura sobre desempenho escolar existente no Brasil realizada pela Fundação Itaú Social. O objetivo do trabalho foi orientar gestores a definir políticas públicas na área, tendo como base as evidências que aparecem nas pesquisas acadêmicas, esclarecendo resultados que, isolados, são muitas vezes conflitantes.

"Todas as pesquisas analisadas, nacionais e internacionais, mostram que a maior parte do desempenho escolar é explicada pelas características familiares do aluno. A educação é realmente um bem transmitido de geração para geração, tanto a boa quanto a má educação", explica Fabiana de Felício, responsável pelo estudo no Itaú Social e consultora do Ministério da Educação (MEC). "São fatores principais o nível de escolaridade do pai e da mãe, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais. Todo o resto acaba sendo derivado disso."

Segundo a pesquisadora, os levantamentos - feitos tendo como parâmetro os resultados em avaliações nacionais do MEC e os índices de aprovação e evasão - mostram que o aluno já chega à escola com diferenças que fazem com que ele tenha resultados maiores ou menores. Ou seja, sua condição e estrutura familiar já o colocam em vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Yahoo Notícias

05 novembro 2008

Casamento gay é proibido na Califórnia


A Califórnia aprovou por 52,1% dos votos a emenda à Constituição do Estado que proíbe o casamento homossexual instaurado em maio deste ano, segundo cifras divulgadas pela Secretaria de Estado.

O texto do referendo propunha a inclusão de uma emenda à Constituição estadual que afirma: "Somente o casamento entre um homem e uma mulher é válido ou reconhecido na Califórnia".

No estado de 37 milhões de pessoas o "Sim" à "Proposta 8" vinha ganhando pontos nas pesquisas desde agosto, quando se intensificou a campanha a favor da medida, que teve como alvo em especial os valores católicos da comunidade latina, que representa mais de 30% da população da Califórnia e que em 2000 votou em maioria contra os casamentos gays em uma consulta similar.

Essa vitória da família natural se deu inclusive contra poderosos interesses e recursos econômicos. O C-Fam já havia noticiado, por exemplo, que altos representantes do governo alemão faziam campanha na Califórnia, a favor do "Não" (ou seja, rejeição da proposta e, conseqüentemente, aprovação das uniões homossexuais).


31 outubro 2008

Convocação para o abaixo-assinado pela vida e contra o aborto na ONU

Grupos pró-aborto estão promovendo um abaixo-assinado para que a ONU reconheça o aborto como um suposto direito universal, aproveitando a festa dos 60 anos da promulgação da Declaração Universal dos Diretos Humanos, no dia 10 de dezembro.

Nós, Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, entidades e movimentos em defesa da vida, estamos promovendo outro abaixo-assinado, ou seja, em favor da vida e contra o aborto. Precisamos de 50.000 assinaturas. Convocamos a todos para que divulguem esta nossa campanha a fim de neutralizar um flagrante desrespeito aos direitos humanos.

Faça sua assinatura, defenda a maternidade e a vida inocente votando a favor da dignidade do embrião, do feto e da criança no útero materno. Para isso, acesse: http://www.c-fam.org/publications/id.101/default.asp

Repasse esta mensagem à sua família, seus amigos, enfim, a todas as pessoas . “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).

Brasília, 24 de outubro de 2008.

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina e Presidente da

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família

Fonte: site da CNBB

25 outubro 2008

Informação e maturidade

Há alguns anos, li um livrinho retirado do porão da biblioteca da Universidade Católica de Petrópolis. Era antigo. Trazia discursos de um Papa, não me recordo qual. Acredito que era um dos Pios, do século XX.

Ao falar de educação sexual, o papa falou algo que me iluminou bastante: "o que falta aos jovens não é tanto informação, quanto maturidade". De lá pra cá, muita informação foi despejada entre nossos jovens, mas a questão é saber se a sexualidade está sendo vivida conforme seu pleno significado e valor.

Em 4 de setembro, reportagem do Jornal Hoje divulgava que psicólogos "chegaram à conclusão" de que a falta de maturidade emocional é "causa" de gravidez na adolescência.

Isso serve de alerta às autoridades, para que revejam seus planejamentos de distribuição de preservativos ou pílulas, e aos pais para que ajudem seus filhos a integrar a sua sexualidade dentro de sua vocação.

Com vocês, o vídeo:

19 outubro 2008

Áudios católicos

O Família de Nazaré começa, agora, um novo serviço. Na coluna da esquerda, você pode encontrar as últimas atualizações do nosso Blip (ver em http://blip.fm/audiocatolico), onde colocamos áudios católicos muito úteis para nossa vida cristã.

16 outubro 2008

Contra o divórcio, a redescoberta

Achei que a reportagem abaixo, publicada pelo Estadão, foi muito feliz em manter a idéia do Papa, sem as costumeiras manipulações e sensacionalismos da imprensa. Além disso, e principalmente, o tema é de grande interesse para todos os que sentem um especial apelo pela defesa da família. Trata-se de um discurso para membros da Associação Retrouvaille (que, em francês, significa "Redescoberta")
ROMA - O papa Bento XVI discursou nesta sexta-feira, 26, sobre o divórcio, ao receber pela manhã os participantes de um encontro promovido pela associação Retrouvaille, que ajuda casais em crise.

"Como sua experiência demonstra, a crise conjugal constitui uma realidade de duas faces. De um lado se apresenta, especialmente em sua fase aguda e mais dolorosa", mas toda crise é também "uma passagem a uma nova fase de vida", pronta a se tornar, "com a ajuda do Senhor, uma passagem de crescimento", disse o Papa, acrescentando que dessa superação "o amor sairá purificado, maduro e fortalecido".

Bento XVI disse ter reconhecido "o dedo de Deus" nas atividades da associação, formada por casais que superaram crises conjugais e ajudam pessoas na mesma situação. Para ele, a separação e o divórcio são "certamente, em nossos dias, uma emergência muito presente", sendo necessária "a ação do Espírito Santo, que suscita na Igreja respostas adequadas às necessidades e emergências de cada época".

"Seu serviço vai contra a corrente", disse ele aos responsáveis pela Retrouvaille. "Hoje, quando um casal entra em crise, encontra tantas pessoas prontas para aconselhar a separação. Até mesmo aos casais unidos em nome do Senhor se propõe com facilidade o divórcio, esquecendo que o homem não pode separar aquilo que Deus uniu", completou.

Para Bento XVI, vencer a solidão e a sensação de fracasso procurando a comunhão com Deus, com os outros e com a Igreja pode transformar uma crise conjugal em uma "etapa de crescimento", levando à redescoberta "do tesouro escondido do matrimônio, o fogo sepultado sob as cinzas".

Por fim, o Papa pediu aos casais em crise que procurem ajuda e confiem em Maria e em Deus, porque só "quando um casal em dificuldade, ou até mesmo já separado, confia em Maria e se volta para aquele que fez dos dois uma só carne, pode ter certeza de que aquela crise se transformará, com a ajuda do Senhor, em uma etapa de crescimento e que o amor ressurgirá purificado, fortalecido".

"Isso somente Deus pode fazer, porque é ele que reaviva e faz arder novamente a chama. Certamente não do mesmo modo que a paixão, mas de maneira diversa, mais intensa e profunda, sempre, porém, a mesma chama", concluiu Bento XVI.
Fiz uma pesquisa no site da associação, que está em inglês, e encontrei os dados para contatos com filiais no Brasil. Caso você tenha interesse, aí vão as informações:

Curitiba
Email: 0016@retrouvaille.org
Contact: Romeu e Iliana
Fone: 55-41-33534660

Florianópolis
Email: 0017@retrouvaille.org

Recife
Email: 0018@retrouvaille.org



10 outubro 2008

Agente anti-fertilidade nas vacinas contra a rubéola?

Clique aqui para ver um interessante artigo sobre uma grave denúncia feita por um site pró-vida. Em suma, apontam-se inconsistências na justificativa oficial para a companha de vacinação em massa contra a rubéola e levanta-se a dúvida sobre sua real intenção. especialmente tendo-se em vista a descoberta de agentes anti-fertilidade nas vacinas (substâncias que causam infertilidade temporária, pelo que entendi). Vale a pena ler de coração aberto.

O texto é grande demais, e com figuras bem ilustrativas, de modo que não me parece conveniente reproduzí-lo aqui. Mas copio o texto de um outro site, que, resumidamente, coloca os termos da questão:

Na Argentina, a Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires confirmou a presença do hormônio gonadotrofina coriônica em vacinas contra rubéola distribuídas pelo Ministério da Saúde daquele país: [veja aqui]

A nota diz que a vacina, por isso, seria esterilizante. Na verdade, ela não impede que a mulher conceba, mas o desenvolvimento do corpo lúteo, de maneira a impedir a implantação do ser humano concebido no útero da mãe.

Urge a necessidade de apurar sobre a vacinação feita no Brasil. O mínimo é exigir que tais testes sejam feitos no Brasil, por instituições de pesquisa idôneas, nas vacinas distribuidas no Brasil.

Que interesses estão por trás da maciça campanha nacional de vacinação contra rubéola? O número de ocorrências justificariam tamanho investimento? Quanto custou para o Ministério da Saúde tal campanha? Porque houve diferença de idade entre os vacinados em alguns estados?

Um requerimento de informações será protocolado na Câmara dos Deputados essa semana para apurar tais denúncias.
Nesse outro site aqui, mais uma vez se coloca a dúvida. Veja o inicio do texto:

A campanha “Brasil Livre da Rubéola” conta com o apoio do UNICEF, agência da ONU que tem sido acusada de fazer parte de uma agenda mundial de controle de população. Não é novidade o envolvimento da ONU e do UNICEF em iniciativas para reduzir a população mundial por meio do aborto, o controle da natalidade e até mesmo medidas de introduzir agentes esterilizantes em vacinas em massa. [LifeSite News]

Entretanto, embora quase 100% da população brasileira esteja livre de sofrer quaisquer danos da rubéola, 100% da população têm um sistema reprodutivo. Essa é uma grande preocupação para os militantes pró-aborto. Em campanhas de vacinação semelhante em outros países, que as realizaram em nome de uma suposta preocupação com uma doença sem risco significativo, testes indicaram agentes esterilizantes nas vacinas. Como no caso atual da campanha “Brasil Livre da Rubéola”, o alvo eram pessoas em idade reprodutiva. Como no caso do Brasil, o UNICEF estava por trás de todas as campanhas de vacinação que envolviam vacinas contaminadas com agentes esterilizantes.


09 outubro 2008

Família morando com presos

A reportagem abaixo foi veiculada no Jornal da Globo de ontem. A idéia me parece interessante: permitir que a família do preso fique com ele dentro da colônia, ajudando-o em sua ressocialização.

A reportagem chama a atenção para o fato de que as famílias vivem, em grande parte, às custas do Estado. Mas dá para perceber que se trata de famílias muito carentes, e isso pode ser visto até mesmo como um benefício social.

Um dos entrevistados chama a atenção para o fato de que a família é importantíssima para a ressocialização do condenado.

A idéia me parece bastante positiva. Se houver algo a corrigir, deve ser corrigido, mas não abandonada a proposta. Veja o video:

08 outubro 2008

Apoio a famílias em crise

Você vê, abaixo, uma reportagem que foi ao ar hoje, na Rede Globo. Embora a ênfase da reportagem esteja nos casos de violência contra a criança, chamo a atenção para algo muito importante. O caso mais destacado pela reportagem é o de uma família que foi, de algum modo, recuperada.

O repórter faz referência a "uma instituição" que não foca apenas na criança, mas na família como um todo. Ajuda os pais a não mais serem violentos, ajuda a recompor os vínculos familiares.

É muito importante considerarmos a família como um sujeito social. Políticas públicas interessantes podem ser aquelas que procurem ajudar crianças, mulheres e idosos não os tratando isoladamente, mas no contexto de sua vida familiar. Isso faz parte das políticas familiares.

Como diz a reportagem, reunir a família novamente é a melhor solução para todos. Para as crianças, esse é o maior sonho. Não a prisão de seus pais, mas a recomposição dos vínculos familiares.


Assista:

07 outubro 2008

Realidade e aparência

Ontem, alguns meios de comunicação divulgaram um comentário feito pelo Papa sobre a forte crise econômica mundial pela qual estamos passando nestes dias. Foi uma bela meditação sobre o dinheiro e, mais ainda, sobre o conceito de "realidade". Muito importante para todos os cristãos, especialmente para os pais e mães de família.

Passo a palavra ao Papa, depois volto:

... a Palavra de Deus é o fundamento de tudo, é a verdadeira realidade. E, para sermos realistas, devemos contar com essa realidade. Devemos mudar a nossa idéia de que a matéria, as coisas sólidas, as coisas que se podem tocar, seriam a realidade mais sólida, mais segura. No final do Sermão da Montanha, o Senhor nos fala das duas possibilidades de construir a casa da própria vida: sobre a areia ou sobre a rocha. Sobre a areia constrói quem constrói somente sobre coisas visíveis e tangíveis, sobre o sucesso, sobre a carreira, sobre o dinheiro. Aparentemente, essas coisas são as veradeiras realidades. Mas tudo isso um dia passará. Vemos isso agora, na quebra de grandes bancos: esse dinheiro desaparece, é nada. E, assim, todas essas coisas, que parecem ser a verdadeira realidade sobre a qual contar, são na verdade de segunda ordem. Quem constrói sua vida sobre essas realidades, sobre a matéria, sobre o sucesso, sobre tudo o que é visível, constrói sobre a areia. Só a Palavra de Deus é fundamento de toda a realidade, é estável como o céu e mais do que o céu, é a realidade. Assim, devemos mudar o nosso conceito de realismo. Realista é quem reconhece na Palavra de Deus, nesta realidade aparentemente tão frágil, o fundamento de tudo. Realista é quem constrói sua vida sobre esse fundamento que se mantém na permanência.


Construir sua vida sobre a carreira. Quantas pessoas hoje estão dispostas a não ter filhos para seguir essa ilusão? Construir sua vida sobre o dinheiro. Quanta tristeza e falta de realização pessoal quando procuramos essa falsa segurança!

Que as palavras do Papa estimulem uma maior devoção à Palavra de Deus. Um amor que se coloque em termos práticos, nas nossas diversas opções cotidianas.

06 outubro 2008

Informação, arma contra o charlatanismo

O Observatório da Perseguição incorporou dois videos do Youtube bem interessantes sobre técnicas de lavagem cerebral usadas por seitas.

Isso me animou a caçar pelo site da Globo uma série de três episódios de "Operação Bola de Cristal", que foi ao ar em 2006. Nessa série, especialistas e um ator demonstram as principais técnicas usadas por charlatães para enganar os desavisados.

Veja nos seguintes links:

http://tinyurl.com/3g2lb4
http://tinyurl.com/3u5m7m
http://tinyurl.com/3qdlwq

03 outubro 2008

Barak Obama é favorável ao aborto por parto parcial

Já em maio, o portal Aci Digital publicava matéria muito esclarecedora. O candidato democrata Barak Obama se manifesta favorável a qualquer tipo de aborto, inclusive o estarrecedor aborto por parto parcial.

Esse aborto consiste na retirada do feto já maduro do ventre, deixando apenas sua cabeça no interior da mãe. Com um aparelho introduzido na região da nuca, seu cérebro é, então, sugado, causando-lhe a morte. A imagem ao lado mostra o resultado. Mr. Obama é favorável a isso...

Veja como está o seu bebê

Se você está grávida e o médico já informou a data provável do parto, você pode criar uma imagem bem legal para que todos vejam como está o seu bebê. Criei, ficticiamente, uma gravidez da "Roberta", para um nascimento previsto para o dia 30 de maio de 2009. O resultado é esse:



À medida em que o tempo vai passando, o bebê vai crescendo e a "Roberta" e todos os seus familiares podem acompanhar.

Se você quiser criar seu próprio recurso para acompanhar sua gravidez, pode clicar em "Get Widget" (em baixo da figura). Mas se achar complicado, pode deixar aqui na parte reservada aos comentários os dados abaixo, para que eu possa criar para você:

1. Dia, mês e ano prováveis para o parto
2. Seu e-mail (não será divulgado, mas é necessário para que eu retorne seu pedido).
3. Se quiser, posso criar uma página para você aqui no Família de Nazaré para que seus familiares e amigos vejam como está seu bebê.

02 outubro 2008

Uma idéia simples de política familiar

O tema da política familiar é muito pouco explorado no Brasil, mas divulgado em países da Europa. Vi uma reportagem interessante: cinema que oferece uma sessão especial para mamães e bebês. É uma iniciativa privada, mas seria interessante que políticos preocupados com a família se inspirassem nela para pensar em políticas familiares.

30 setembro 2008

Divulgue o blog Família de Nazaré

Você pode divulgar nosso blog incorporando ao seu site a caixa abaixo. Nela, as últimas matérias aparecem automaticamente. Para copiar o código de incorporação, basta clicar em "Get Widget".


28 setembro 2008

Mãe tentava dar à filha a rotina de um bebê comum

Última reportagem que publicamos, de uma séria feita pela Folha on Line. Veja as outras duas postagens anteriores, neste blog.

Durante os cinco primeiros meses de vida, Marcela de Jesus Galante Ferreira viveu na Santa Casa de Patrocínio Paulista, onde nasceu em 20 de novembro de 2006, sem cérebro -tinha apenas o tronco cerebral (bulbo e medula). Começou a usar um capacete de oxigênio, para auxiliar na respiração (o mesmo que usou até o dia da morte). Com 71 dias, chegou mesmo a fazer esforço para levantar o corpo, segundo a pediatra Márcia Beani.

Quando completou 90 dias, Marcela foi considerada pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) o bebê anencéfalo vivo mais longevo do país. Em 18 de abril de 2007, ela deixou o hospital no colo da mãe.

Elas se mudaram para a casa da família no centro de Patrocínio Paulista, perto da Santa Casa. O pai de Marcela, Dionísio Ferreira, 47, e uma filha do casal continuaram no sítio da família, na zona rural.

Lá, Cacilda tentava dar a Marcela a rotina de um bebê comum. A menina acordava por volta das 6h, quando a mãe a trocava e lhe dava leite (por meio da sonda). Às 7h, tomava banho e depois era levada para um banho de sol -no colo de Cacilda ou no carrinho. Às 10h, se alimentava de novo, de suco de frutas. Às 11h, tomava papinha, também por sonda. "Às vezes, ela ficava quase o dia todo sem o capacete", disse Cacilda.

Por volta das 15h, a menina tomava mais um banho e ficava no colo da mãe por cerca de duas horas. Por volta das 17h, era trocada e recebia a janta -papa com legumes. Os horários de alimentação, segundo a mãe, tinham de ser rígidos, senão "ela chorava e gritava." Marcela dormia por volta das 19h30, no colo da mãe.

Mas na manhã de 1º de agosto, a rotina de Marcela foi alterada. Ela vomitou por volta das 7h, depois de tomar leite, e ficou roxa. A mãe acionou, então, a Santa Casa e ela foi levada para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Franca. Marcela tinha aspirado o leite -a garota tinha uma fenda no céu da boca por causa da má-formação- e o líquido foi para os pulmões, o que causou pneumonia. À noite, ela teve parada cardiorrespiratória e morreu às 22h.

22 setembro 2008

Pediatra diz que hoje não faria o aborto

O caso Marcela continua seus desdobramentos.

Folha on line, 24 de agosto de 2008:

Acostumada a dar explicações apenas técnicas sobre o estado de saúde de Marcela de Jesus Galante Ferreira, a pediatra Márcia Beani, que cuidou da menina anencéfala durante os 20 meses de vida, acabou formando também uma opinião pessoal sobre o assunto.

"Eu não faria o aborto. Nunca tinha pensado nisso antes, mas hoje não faria", afirmou Beani. A médica, no entanto, não revela se é contra ou a favor da interrupção da gravidez em tais casos. "Eu não faço apologia para que as mães façam o que a Cacilda (Galante Ferreira, mãe de Marcela) fez, e nem para o aborto", disse.

Para a médica, Marcela foi um presente. "Se algum dia aparecer outro caso, será outro presente. Ela me ajudou a crescer profissionalmente e pessoalmente", disse.

Para Beani, o caso pode mudar os paradigmas a respeito da sobrevida em bebês com anencefalia. "O caso da Marcela abriu um precedente nunca visto. Ela teve a vida plena. Viveu com a mãe, trouxe alegria. Se você disser que uma criança anencéfala não tem condição de sobrevida, que é o que vemos em literatura, que vai ficar em estado vegetativo, isso já não se confirma", afirmou Beani.

Segundo a médica, Marcela era uma criança tão ativa que chegou a arrancar, em três ocasiões, a sonda por meio da qual recebia alimentos.

A surpresa com a resistência da menina fez Beani desistir das previsões de sobrevivência depois do primeiro mês de vida da anencéfala. Segundo a médica, cerca de metade dos fetos anencéfalos nem chegam a nascer e, dos que nascem, cerca de 95% vivem poucas horas.

A pediatra criticou os médicos que, à distância, opinaram que Marcela não era anencéfala, e que, por isso, o caso da menina não poderia ser citado na condução do debate sobre a interrupção da gravidez. "É antiético. Não sei como uma pessoa que conhece de leitura um caso pode opinar sobre isso sem nunca ter visto a criança."

19 setembro 2008

Video mostra agressão de abortistas argentinas contra católicos

Atualização em 10/10/2008: o blog Razones para creer publica uma intrevista com um dos jovens envolvidos.

O excelente site peruano Aci Prensa (reproduzido em português no site Aci Digital) publicou um texto e um video que devem ser vistos e divulgados.

O texto, em espanhol, foi traduzido para o português pela Liz, do blog Observatório da Perseguição. Reproduzo a tradução dela abaixo e, a seguir, o video.

Imagens em vídeo difundidas através do site Web YouTube.com confirmaram a ferocidade das abortistas que participaram do último Encontro Nacional de Mulheres celebrado no Neuquén. As manifestantes arremeteram com insultos e impropérios contra os jovens católicos que protegiam a Catedral de Neuquén.

O Encontro Nacional de Mulheres –antes denominado de “Mulheres Auto-convocadas” – é um evento feminista que se repete anualmente com o fim de exigir às autoridades a legalização do aborto, a promoção dos direitos reprodutivos e a ideologia de gênero.

Financiado por ONGs anti-vida e com o apoio do Governo de Cristina Fernández de Kirchner, o encontro congrega a organizações abortistas, feministas, homossexuais e de esquerda.

Como é tradição, a entrevista termina com uma marcha pelas ruas da cidade anfitriã e passa frente à Catedral local. Este ano, para evitar que o templo seja atacado com pixação ou lixo, um compacto grupo de jovens de Neuquén se postou nas escadarias da Catedral para rezar e evitar que a multidão o profanasse.

As imagens mostram as manifestantes abortistas atacando com gritos, cuspes e até objetos contundentes aos católicos reunidos no lugar.

Veja o video, depois continuo.


O video está em http://www.youtube.com/watch?v=kvuWrTpzmrY
Como é?

Para os que não entendem patavinas de espanhol e para os que não podem visualizar bem o video, explico aquilo que consegui compreender das falas e das cenas. Os números entre parêntesis se referem ao tempo do video. Se você puder colaborar, deixe a tradução no espaço reservado aos comentários, no final desta postagem.

(00:13) É o início das cenas, com os católicos postados em fila, rezando a Ave Maria na parte em que se diz "Santa Maria, Mãe de Deus"...

(00:24) As manifestantes argentinas gritam "Iglesia, basura (incompreensível) la dictadura", ou seja, "Igreja, lixo (incompreensível) a ditadura".

(00:47) O video mostra que os católicos continuam em atitude pacífica, rezando a Ave Maria.

(00:54) Manifestante feminista cospe no rosto do católico.

(01:22) Manifestante feminista grita aos microfones da imprensa. O que consegui entender foi: "Todos os ditadores estão deste lado (aponta para os católicos). Eu estou do lado das mulheres, pelo aborto..."

(01:58) Manifestantes feministas, visivelmente incomodadas com a oração dos católicos, formam coro, punhos cerrados, voltadas para os católicos. As manifestantes gritam para os católicos: "Assassinos, assassinos".

(02:03) Manifestantes feministas se preocupam em abafar o coro da oração dos católicos, com sons que nos lembram os velhos filmes de faroeste, quando os indios gritavam de forma bastante característica.

(02:19) Manifestante feminista aparece tentando arrancar a faixa que os católicos utilizavam. O rapaz católico, sem deixar de rezar, resiste, segurando com força a faixa.

(02:23) Manifestante feminista atira água sobre os católicos.

(02:36) Manifestantes feministas novamente tentam retirar a faixa dos católicos, agora com muito mais furor. Os rapazes católicos seguram firme a faixa.

(02:46) Diante da resistência passiva dos católicos, que seguram firmemente a faixa, uma manifestante grita algo como "Me salió el violento, me salió el violento, hijo de puta!" (o que significa algo como "O violento está se revelando, o violento está se revelando, filho da puta!". Repare que o rapaz está segurando a faixa firmemente).

(03:06) Manifestante abortista ridiculariza os católicos, fingindo ser sacerdote e abençoando as manifestantes com o sinal da cruz.

(03:27) Objeto é atirado contra os católicos.

(03:34) O video mostra os católicos firmemente parados. A primeira fila, mais próxima às manifestantes, é formada por homens, e atrás, mais protegidas, as mulheres.

(03:46) Ouve-se uma manifestente gritando aos católicos: "Filhos da puta"

Repercussão

Na comunidade Católicos, no Orkut, o tema gerou um pequeno debate.

Para a Cristina, "os jovens catolicos argentinos passara loooonge da midia por serem... catolicos! Se fossem jovens monges tibetanos defendendo seu templo, teriam apoio mundial". Pedro concorda, dizendo que esse "double standard" com o catolicismo foi reforçado por se tratar de uma passeata das pobres feministas que só querem amar, ser livres e felizes, e a Igreja assassina não deixa elas matarem os nenéns na barriga delas.

Para o argentino Carlos, isso é algo normal em seu país e o principal responsável por todo tipo de enfrentamento é o governo atual e o anterior (o presidente anterior é marido da presidente atual). O comentário pode ser encontrado no site da Aci Prensa.

O seu deputado é pró-aborto?

Veja em quem não votar jamais no video abaixo. Nessas eleições municipais, algum desses deputados está apoiando algum candidato a prefeito ou vereador na sua cidade? Delete!


18 setembro 2008

Mulher que não abortou diz que faria tudo de novo

Nos próximos dias, o Família de Nazaré publica algumas reportagens pró-vida feitas pela Folha on Line sobre o caso de anencefalia.

Católica fervorosa, a agricultora Cacilda Galante Ferreira, 37, de Patrocínio Paulista (SP), disse que teria outro filho anencéfalo sem pensar duas vezes. "Faria tudo de novo. Não me arrependo de nada", afirmou à Folha a mãe da menina anencéfala Marcela de Jesus Galante Ferreira, que morreu no último dia 1º, com um ano e oito meses, contrariando todas as expectativas de médicos.

Cacilda escolheu o nome da filha para homenagear o padre Marcelo Rossi, que ela sonha conhecer um dia.

A mãe de Marcela viaja para Brasília na próxima terça-feira a convite de uma ONG (Organização Não-Governamental) do Rio. Cacilda disse que o objetivo de sua viagem é tentar ajudar a evitar "crimes" contra crianças como a sua filha.

Cacilda ainda não sabe o que vai fazer exatamente em Brasília, mas disse estar preparada para contar como foram os 20 meses que passou com uma criança anencéfala. "Vou falar que minha experiência foi maravilhosa. Se fosse pra ter outra criança assim (anencéfala), eu aceitaria de coração. Não pensaria duas vezes."

Ela rejeita o argumento de que uma criança anencéfala vive em estado vegetativo. "A Marcela tinha cócegas, ria, chorava quando eu não dava comida na hora", disse. Segundo a mãe, os momentos em que a menina mais ria era quando a levava para passear -normalmente na casa de vizinhos, padaria ou farmácia. "Ela adorava. Não queria nem voltar pro berço depois."

Cacilda afirmou que era tão apegada à filha que, na primeira semana após a morte dela, continuou a arrumar o berço como se a menina fosse voltar. Porém, a mãe garante que não chorou a morte de Marcela "nem por um segundo". No velório da menina, Cacilda inverteu os papéis: era ela quem consolava as pessoas que iam lhe dar os pêsames. A explicação, segundo ela, é de que tinha a sensação de dever cumprido.

28 agosto 2008

Museu ridiculariza fiéis e mantém escultura de sapo crucificado

A matéria Juiz impede Playboy de usar fotos com temas religiosos era uma grata novidade, postada hoje. Na oportunidade, eu tinha mencionado o abuso que certos artistas cometem ao utilizar símbolos religiosos - quase sempre católicos - de maneira ofensiva aos sentimentos religiosos. Mas, como a ânsia de vilipendiar a Igreja Católica é tão grande, não podia demorar muito para termos notícia de outra ofensa. Veja abaixo.




Um museu italiano desafiou o papa Bento 16 e se recusou a remover uma escultura de arte contemporânea que mostra um sapo verde crucificado, segurando nas mãos uma caneca de cerveja e um ovo. O Vaticano considerou a peça uma blasfêmia.

A maioria dos membros do conselho do museu Museion, na cidade de Bolzano, decidiu que o sapo é uma obra de arte e continuará na exposição.

Chamada de "Zuerst die Fuesse" (primeiro os pés), o sapo usa um pano verde na área da cintura e está pregado pelas mãos e pelos pés como Jesus Cristo. Uma língua verde pende para fora de sua boca.

O trabalho do artista alemão Martin Kippenberger, morto em 1997, foi exposto na Tate Modern e na Galeria Saatchi, em Londres, e na Bienal de Veneza. Retrospectivas da obra do artista estão programadas para Los Angeles e Nova York.

Autoridades do museu localizado na região ao norte de Alto Ádige disseram que o artista considerava a peça uma ilustração do medo sentido pelos seres humanos.

O papa, que nasceu na Alemanha e recentemente passou suas férias em um lugar perto de Bolzano, obviamente não concorda.

Em nome do papa, o Vaticano escreveu uma carta de apoio a Franz Pahl, líder do governo daquela região e uma das vozes contrárias à escultura.

"Claramente, não se trata de uma obra de arte, mas de uma blasfêmia e de um degradante pedaço de lixo que deixou muitas pessoas indignadas", afirmou Pahl à Reuters, por telefone, enquanto a diretoria do museu realizava sua reunião.

Na carta, o Vaticano disse que a obra "fere os sentimentos religiosos de muitas pessoas que vêem na cruz o símbolo do amor divino".

Fonte: Yahoo News.

Juiz impede Playboy de usar fotos com temas religiosos

Aconteceu de novo. Já falamos aqui sobre o abuso que certos artistas cometem ao utilizar símbolos religiosos - quase sempre católicos - de maneira ofensiva aos sentimentos religiosos dos fiéis. Por exemplo, em Exposição de "arte" ridiculariza símbolos católicos.

E a Playboy fez o mesmo. Mas, dessa vez, houve uma decisão judicial interessante. Veja a notícia:

A Editora Abril está proibida de reutilizar a foto da atriz Carol Castro, que aparece nua na revista Playboy, segurando um terço. A determinação é do juiz Oswaldo Freixinho, da 29ª Vara Cível do Rio de Janeiro. O juiz ressaltou que a discussão agrega conflitos de interesses constitucionalmente protegidos como da liberdade jornalística, artística e religiosa. Por isso, deixou claro que a intenção não é retirar as revistas da bancas, mas apenas impedir que modelos usem símbolos religiosos. Motivo: proteger o sentimento religioso dos fiéis.

“Cabe ao magistrado, em sede de tutela antecipada, ponderar os interesses de direitos difusos, para não tolher o livre acesso do cidadão a qualquer tipo de informação, com ingerência na sua vida privada ou violando a privacidade, assim como proteger o sentimento religioso”, afirmou.

O pedido, para que a revista não veiculasse a foto, foi ajuizado pelo Instituto Juventude pela Vida juntamente com um padre chamado Lodi. O advogado Ricardo Brazterman, que representou o instituto, disse à revista ConJur que a tutela antecipada concedida pelo juiz atendeu exatamente o que foi pedido. Ou seja, apenas impedir a reutilização da foto de Carol Castro e de outros futuros ensaios fotográficos feitos pela revista com motivos religiosos.

O juiz Oswaldo Freixinho destacou, também, que o Judiciário não pode atuar de forma arbitrária, no recolhimento dos exemplares que já estão à venda, mas, em contrapartida, “pode evitar o atingimento do mencionado sentimento religioso da comunidade cristã, até porque nenhum, ou pouco, prejuízo irá ser imposto à editora-ré, com a subtração de uma só foto”.

A defesa de Editora Abril, representada pelo advogado Alexandre Fidalgo, do escritório Lourival J. Santos, informou que o jurídico da editora ainda não foi intimado nem citado sobre a decisão.

Leia a decisão

Processo 2008.001.251383-5

1. Alinha a autora, na peça de ingresso, o vilipêndio de símbolo religioso, utilizado em foto de nudez, através de revista de grande circulação, para adultos, lançada pela editora-ré.

2. Os aspectos enfocados integram conflitos aparentes de interesses constitucionalmente protegidos, na seara da liberdade jornalística, artística e religiosa.

3. Cabe ao Magistrado, em sede de tutela antecipada, ponderar os interesses de direitos difusos, para não tolher o livre acesso do cidadão à qualquer tipo de informação, com ingerência na sua vida privada ou violando a privacidade, assim como proteger o sentimento religioso.

4. Com efeito, não pode atuar o Judiciário de forma arbitrária, no recolhimento dos exemplares que se encontram nos estabelecimentos de venda, por isso que já estão disponibilizados para o público, em geral, até porque não atingida, em princípio, a integridade moral dos jurisdicionados, cuja faceta integra a fase probatória.

5. Em contrapartida, deve evitar-se o atingimento do mencionado sentimento religioso da comunidade cristã, até porque nenhum, ou pouco, prejuízo irá ser imposto à editora-ré, com a subtração de uma só foto.

6. Pelo talhe do exposto, considero que presentes, em parte, os pressupostos autorizativos, por isso que DEFIRO, PARCIALMENTE, A TUTELA ANTECIPADA, para determinar à ré abstenha-se de distribuir novas revistas com a foto impugnada, sob pena de multa diária de R$1.000,00.

7. Cite-se e intime-se, com cópias da exordial e desta decisão, cuja diligência deve ser cumprida em até 72 (setenta e duas horas).

8. Publique-se.

Revista Consultor Jurídico, 26 de agosto de 2008


25 agosto 2008

Mapa das religiões

Uma animação que mostra como as religiões se expandiram no mundo. Interessante, veja aqui.

23 agosto 2008

LISTA DOS DEPUTADOS FEDERAIS

(por estado e partido)

QUE ASSINARAM O RECURSO,

para que o Plenário da Câmara dos Deputados delibere sobre o PL 1.135/91 (Descriminalização do Aborto)


ACRE (01)


Nilson Mourão - PT/AC



AMAPÁ (03)


Dalva Figueiredo - PT/AP
Evandro Milhomen - PCdoB/AP

Janete Capiberibe - PSB/AP


AMAZÔNIA (01)


Vanessa Grazziotin - PCdoB/AM



BAHIA (06)




Nelson Pellegrino - PT/BA
Zezéu Ribeiro - PT/BA

Daniel Almeida - PCdoB/BA

Alice Portugal - PCdoB/BA

Roberto Britto - PP/BA
Severiano Alves - PDT/BA




CEARÁ (04)


José Guimarães - PT/CE
Eudes Xavier - PT/CE

Chico Lopes - PCdoB/CE

Flávio Bezerra - PMDB/CE


DISTRITO FEDERAL (01)


Magela - PT/DF



ESPÍRITO SANTO (01)


Iriny Lopes - PT/ES



GOIÁS (01)


Rubens Otoni - PT/GO



MARANHÃO (02)


Domingos Dutra - PT/MA

Sarney Filho - PV/MA



MINAS GERAIS (03)


Virgílio Guimarães - PT/MG

Jô Moraes - PCdoB/MG
Edmar Moreira - DEM/MG


MATO GROSSO (01)


Carlos Abicalil - PT/MT





MATO GROSSO DO SUL (01)



Antônio Carlos Biffi - PT/MS



PARÁ (04)


Paulo Rocha - PT/PA

Beto Faro - PT/PA

Zé Geraldo - PT/PA

Asdrubal Bentes - PMDB/PA



PARANÁ (02)


Angelo Vanhoni - PT/PR

Max Rosenmann - PMDB/PR



PERNANBUCO (07)


Pedro Eugênio - PT/PE
Fernando Ferro - PT/PE
Maurício Rands - PT/PE

Raul Jungmann - PPS/PE

Silvio Costa - PMN/PE

Ana Arraes - PSB/PE
Inocêncio Oliveira - PR/PE



RIO DE JANEIRO (05)


Jorge Bittar - PT/RJ

Carlos Santana - PT/RJ

Edmilson Valentim - PCdoB/RJ

Chico Alencar - PSOL/RJ

Brizola Neto - PDT/RJ



RIO GRANDE DO NORTE (01)


Sandra Rosado - PSB/RN



RIO GRANDE DO SUL (04)


Marco Maia - PT/RS

Luciana Genro - PSOL/RS
Pompeo de Mattos - PDT/RS
Darcísio Perondi - PMDB/RS


RONDÔNIA (01)


Eduardo Valverde - PT/RO



RORAIMA (01)


Francisco Rodrigues - DEM/RR


SÃO PAULO (13)


José Genoíno - PT/SP

Paulo Teixeira - PT/SP

Jilmar Tatto - PT/SP

Vicentinho - PT/SP

Cândido Vaccarezza - PT/SP

Devanir Ribeiro - PT/SP
José Mentor - PT/SP

Cláudio Magrão - PPS/SP

Arnaldo Jardim - PPS/SP

Ivan Valente - PSOL/SP

Regis de Oliveira - PSC/SP (12)

Paulo Pereira da Silva - PDT/SP

Dr. Ubiali - PSB/SP


AO TODO 63 DEPUTADOS ASSIM DIVIDIDOS POR PARTIDO


1. PT 31 Deputados (49,20 %)

2. PC do B 07 Deputados (11,11 %)

3. PSB 04 Deputados (6,33 %)

4. PDT 04 “ “

5. PMDB 04 “ “

6. PSOL 03 “ (4,76 %)

7. PPS 03 “ “


8. DEM 02 “ (3,17 %)

9. PMN 01 “ (1,58 %)

10. PR 01 “ “

11. PV 01 “ “

12. PSC 01 “ “

13. PP 01 “ “





17 agosto 2008

Geração Orkut corre risco de crise de identidade, diz psiquiatra

A educação para os meios de comunicação também passa pela compreensão mais profunda do uso da internet por nossos filhos. Segue uma reportagem da BBC, publicada no Estado de São Paulo (ver original aqui).

São meras opiniões de um psicanalista inglês, mas que podem nos ajudar a refletir. Até mais!

A geração de usuários da internet nascida depois de 1990 - década da popularização da rede - pode estar crescendo com uma visão perigosa a respeito do mundo e da sua própria identidade, sugere um psicanalista inglês.

Segundo Himanshu Tyagi, a principal causa deste problema seria o fato de que os nascidos nesta época já cresceram em um mundo dominado pela navegação na internet e pelos sites de relacionamento como o Facebook, Orkut e MySpace.

"É um mundo onde tudo se move depressa e muda o tempo todo, onde as relações são rapidamente descartadas pelo clique do mouse, onde se pode deletar o perfil que você não gosta e trocá-lo por uma identidade mais aceitável no piscar dos olhos", disse Tyagi durante o encontro anual do Royal College of Psychiatrists, uma das principais agremiações de psiquiatras do Reino Unido e da Irlanda.

O psiquiatra destaca ainda que as pessoas que se acostumam com o ritmo rápido dos sites de relacionamento podem achar a vida real "chata e pouco estimulante", o que poderia causar problemas de comportamento.

"É possível que os jovens que não conhecem o mundo sem as sociedades virtuais dêem menos valor às suas identidades reais e, por isso, podem estar em risco na sua vida real, talvez mais vulneráveis ao comportamento impulsivo ou até mesmo o suicídio", disse.

Pesquisa

Tyagi começou seu interesse por identidades virtuais quando fundou um site que funciona como uma rede de contatos profissionais e se deu conta da distância enorme que há entre psiquiatras em atividade e pacientes mais jovens em assuntos relacionados à internet.

Ele constatou, após uma pesquisa com psiquiatras durante um congresso nos Estados Unidos, que a maioria dos profissionais não sabia da magnitude do impacto do mundo virtual na geração jovem.

Segundo o professor, além dos sites de relacionamento, as salas de bate papo virtuais também podem influenciar problemas de comportamento como a timidez.

Ele destaca que o anonimato e a falta de experiência sensorial das conversas nestes ambientes virtuais poderia mudar a percepção de interatividade e criar uma visão alterada sobre a natureza dos relacionamentos.

"A nova geração, que cresceu em paralelo ao avanço da internet, está atribuindo um valor completamente diferente para as relações e amizades, algo que estamos fracassando em observar", afirmou Tyagi.

Benefícios

O psiquiatra afirma que são necessárias mais pesquisas sobre o impacto da internet na geração jovem e ressaltou alguns benefícios dos sites de relacionamento.

Segundo ele, essas redes oferecem um status social mais equilibrado, onde raça e gênero são menos importantes e onde as hierarquias da vida real são dispersas.

Ele destacou ainda que a quebra das barreiras geográficas permite acesso a relacionamentos e a apoio de amigos virtuais.

Experiência

As afirmações de Tyagi, entretanto, forem contestadas por especialistas da área.

Graham Jones, psiquiatra especializado no estudo do impacto da internet, reconhece que existe o risco de que uma freqüência exagerada de sites de relacionamento possa levar a problemas de comportamento. Mas ele acha que esses riscos foram exagerados por Tyagi.

"Para cada geração, a experiência com relação ao mundo é diferente. Quando a imprensa escrita surgiu, tenho certeza que muitos a consideraram como uma coisa ruim", disse Jones.

"Pela minha experiência, pessoas que tendem a ser mais ativas nos sites como o Facebook ou Bebo são aquelas que já são mais socialmente ativas de qualquer forma - é apenas uma extensão do que eles já fazem", concluiu o psiquiatra. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

15 agosto 2008

Dois pesos e duas medidas

Esta piada que o Cláudio colocou em seu blog pode parecer um tanto pesada, mas reflete bem o tratamento discriminatório que os católicos vêm recebendo. Agradeço ao Silvio por me enviar (e aproveito para lembrar-lhe que ele também pode fazer postagens diretas aqui no blog).

10 agosto 2008

Corte argentina proíbe pílula do dia seguinte


Aqui você pode encontrar uma importante decisão de uma corte argentina, proibindo o uso da pílula do dia seguinte por ser abortiva. Para se ter uma idéia do que aconteceu, é como se o Tribunal de Justiça de um estado brasileiro desse provimento a recurso de apelação para proibir que a pílula do dia seguinte fosse distribuída pela administração estadual em todo o território do estado.

Leia Mais...

A ação proposta foi a de "amparo", que equivale ao nosso mandado de segurança.

A decisão foi tomada por maioria de votos (2x1). Recomendo especialmente aos juristas que leiam com atenção o texto do acórdão, embora este seja longo e esteja em castelhano. Boa parte do texto é ocupada pelo voto vencido, do juiz Julio Sánchez Torres, que, embora reconhecendo a personalidade civil desde a concepção, votou contrariamente ao provimento da apelação. Os dois votos favoráveis, dos juízes Mario Sársfield Novillo e Mario Raúl Lescano, vêm a seguir. Porém, como os votos vencedores fazem remissão ao primeiro voto, recomendo a leitura e o estudo de todos.

A decisão é o resultado de um brilhante trabalho feito com profissionalismo e embasamento jurídico, pelo advogado argentino Jorge Scala. Esse profissionalismo precisa ser imitado pelos advogados pró-vida do Brasil. Basta verificar que o Pacto de São José da Costa Rica, que não foi invocado no processo da ADIN 3510, nem pela autora da ação (Procuradoria Geral da República), nem pelo amicus curiae (CNBB) nem por nenhum dos ministros do STF, foi usado como argumento pelas associações argentinas que impetraram a ação de amparo, sendo por isso extensamente discutido no acórdão em anexo, proferido pela Justiça provincial cordovesa.

05 agosto 2008

Bebê sem cérebro morre ao se engasgar com leite com 1 ano e 8 meses

"Após desafiar a medicina e sobreviver por um ano, oito meses e doze dias, a menina Marcela de Jesus Ferreira morreu na sexta-feira. Ela nasceu sem cérebro, no dia 20 de novembro de 2006, em Patrocínio Paulista, a 413 quilômetros de São Paulo. A criança faleceu por volta das 22h, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Santa Casa de Franca." Veja mais em Bebê sem cérebro morre ao se engasgar com leite com 1 ano e 8 meses - O Globo Online

25 julho 2008

Crianças e TV

Vou copiar uma notícia. Depois comento.

Os pais ensinam os filhos a escovar os dentes, se alimentar e fazer dever de casa. Por que não ensinar a ver TV? É claro que cedo eles aprendem a ligar o televisor e trocar de canal, mas a questão é o que fazer para que saibam escolher bons programas e não vejam, por exemplo, policialescos sangrentos.

No próximo dia 29 será lançado em São Paulo um livro que dá aos pais dicas práticas para descobrir se os pequenos estão vendo TV de forma "saudável".

Aponta "vilões", principalmente para crianças menores, como propagandas, noticiários e "novelas adultas que dão o golpe de criar núcleos infantis" para atrair a meninada. "A TV que Seu Filho Vê" (Panda Books, 184 págs, R$ 29,90) é de Bia Rosenberg, que dirigiu por 20 anos, até 2007, a programação infantil da Cultura. Formada em rádio e TV na USP, está no canal há 30 anos. Sob sua gestão surgiram programas como "Bambalalão", "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Cocoricó".

Está aí o principal diferencial do livro: ter como autor não um acadêmico, mas alguém que conhece os bastidores da televisão e se especializou em produzir programas para a criançada.

Rosenberg não traz novas pesquisas --e este pode ser o lado negativo do livro--, mas compila estudos já existentes com linguagem simples.

Tem como base de sua teoria um tema que está na moda entre educadores e é academicamente chamado de "alfabetização para a mídia" ou "educomunicação" (educação + comunicação). Em suma, acredita-se que crianças devam ser ensinadas a consumir criticamente a mídia, em especial televisão, que, desta forma, pode se tornar uma aliada na educação.

A novidade de "A TV que Seu Filho Vê" é propor métodos para que os pais ensinem a usar o controle remoto de forma considerada --ao menos por eles-- adequada. Sugere, por exemplo, a criação de tabelas em que cada membro da família anote por uma semana o que viu na telinha e aponta maneiras de analisar o levantamento e mudar hábitos.

4,5 horas diárias

A autora cita números que dão a dimensão da importância do assunto, a começar pelo tempo que meninas e meninos brasileiros de quatro a 11 anos ficam diante da telinha a cada dia: 4,5 horas, segundo o Ibope (2005). Rosenberg usa a calculadora para concluir que, aos 17, o jovem terá passado quatro anos vendo TV. "A televisão é como alguém que entra em casa e fala um monte de coisas para as crianças, sem que os pais saibam exatamente o quê", diz.

Uma vez que continua na Cultura, Rosenberg parece obrigada a manter certa diplomacia ao comentar a produção atual para crianças. No livro, lista todos os programas de TV aberta e paga, mas se limita a descrevê-los. "Quem sou eu para dizer aos pais o que é bom ou ruim para seus filhos?", diz ela, que, a pedido da Folha, deu seu parecer sobre cinco infantis de sucesso, como "Backyardigans" e "Pica-Pau".

Seguidora da linha da "educomunicação", crê que quase tudo na TV pode ter efeito positivo no desenvolvimento da criança, desde que os pais estejam por perto para orientá-la. Também defende que programas importantes para o grupo social do filho não devem ser abolidos, mesmo que os pais os considerem "horríveis". "A criança pode ser considerada "uma estranha" pelos amigos."

Rosenberg usa como exemplo o "Power Rangers", no qual heróis vencem inimigos pela luta e com o uso de armas. "Se o menino adora a série, que tem violência, os pais podem mediar, mostrando que não se pode resolver tudo na porrada."

Fonte: Folha On Line
Veja matéria sobre o livro no site da editora

Já falei muitas vezes aqui no blog sobre "educação para a mídia" ou "educomunicação", que penso ser um tema de relevância brutal para nossas famílias. Na minha experiência como pai, percebo que é fundamental a mediação entre aquilo que meu filho assiste e a vida diária. Ele não gosta de assistir TV sem que eu ou minha esposa estejamos juntos, e eu gosto muito de ver alguns desenhos da Discovery Kids com eles. A mediação fica, assim, muito mais fácil.

Não passo o tempo todo do desenho comentando as coisas. Eu seria uma companhia insuportável! Mas aproveito outros momentos do dia para fazer a ponte entre a fantasia assistida e a vida real que ele vive. Tem dado muito certo. Os melhores desenhos para isso estão sendo os Backyardigans, Charlie e Lola e Calliou (meu filho tem hoje 2 anos e 10 meses, e a irmãzinha está com 1 mês e meio). Recomendo esses desenhos a quem tem filhos nessa faixa etária.

Sem "perder" algumas horas assistindo tais filmes, acho que seria difícil para mim poder ajudar nessa mediação.


23 julho 2008

Cadela salva recém-nascido abandonado em MG - Yahoo! Notícias

Acabo de ler no Yahoo:

"Um recém-nascido foi salvo na madrugada de hoje por uma cadela após ter sido abandonado em um lote vago na cidade de Santo Antônio do Monte, região centro-oeste de Minas Gerais, a 185 quilômetros de Belo Horizonte. A cadela mestiça Xuxa se tornou a atração do bairro Nossa Senhora de Fátima por ter encontrado e arrastado até a calçada a caixa de papelão em que o bebê estava. O menino foi encontrado sujo de sangue e ainda com o cordão umbilical.
PUBLICIDADE

De acordo com vizinhos, a dona da cadela, Maria Luzia Campos, de 27 anos, acordou com os latidos do animal. Estranhando o comportamento de Xuxa, a mulher decidiu abrir o portão. A cadela saiu em disparada, atravessou a rua e entrou no lote vago, de onde saiu puxando pela boca e empurrando com o focinho a caixa de papelão. Quando percebeu que se tratava de uma criança, Maria Luzia chamou o vizinho Valdeci Antônio da Silva, de 35 anos, que acionou a Polícia Militar (PM).

Na opinião de Valdeci, a ação da cadela foi providencial para a sobrevivência do bebê. 'A gente não sabe quanto tempo a criança ficou lá no sereno. Estava bem frio aqui e se não fosse a cadela, não tínhamos achado naquela hora"

Oração pela família

Meus amigos Cleber e Simone tiveram sua primeira filha nesta semana. Que Maria Cecília seja bem vinda. Em homenagem a eles e a todas as famílias que costumam visitar esse blog, queria compartilhar as imagens e música abaixo.

22 julho 2008

Baby delivery

Em uma comunidade do Orkut, a Lenise chamou a atenção para um site que, em síntese,
"proporciona inseminação artificial em casa, para quem quiser ter um filho. A candidata, mediante pagamento, acessa os arquivos do site para escolher o pai da criança. Aí ela escolhe o semen que quer, de um homem com tal altura e tal cor dos olhos... O serviço é de primeira qualidade, com todos os testes de controle. E, naturalmente, anônimo. E a inseminação é em casa mesmo, com todo o conforto. Ah, sim, pode-se optar por semen congelado ou fresco, que deve ser mais caro. E eles não são preconceituosos. A mulher pode ser solteira ou lésbica, não há problema algum. A única exigência é o $$$$. Em tempo, o serviço por enquanto é exclusivo para a Inglaterra".
Precisamos ajudar o mundo a compreender que o filho é, antes de tudo, um dom e não um produto da vontade humana. A dignidade humana das crianças é colocada em risco quando lhes é negado o direito de nascer dentro de uma família baseada na união conjugal.

A foto que ilustra essa postagem é da Revista Veja de 09/05/2001. Na edição posterior, a Revista publicou um comentário meu na seção Cartas:
Interessantíssima a capa escolhida: para quem a mãe sorri senão para o próprio reflexo no tubo de ensaio? Por isso, sou contra artifícios que transformem pessoas em objetos, como a fecundação artificial. Detalhe: sou estéril e adotaremos quantos filhos pudermos.
Esse não foi todo o conteúdo da carta, mas a idéia central está aí posta.