Pages

19 setembro 2008

Video mostra agressão de abortistas argentinas contra católicos

Atualização em 10/10/2008: o blog Razones para creer publica uma intrevista com um dos jovens envolvidos.

O excelente site peruano Aci Prensa (reproduzido em português no site Aci Digital) publicou um texto e um video que devem ser vistos e divulgados.

O texto, em espanhol, foi traduzido para o português pela Liz, do blog Observatório da Perseguição. Reproduzo a tradução dela abaixo e, a seguir, o video.

Imagens em vídeo difundidas através do site Web YouTube.com confirmaram a ferocidade das abortistas que participaram do último Encontro Nacional de Mulheres celebrado no Neuquén. As manifestantes arremeteram com insultos e impropérios contra os jovens católicos que protegiam a Catedral de Neuquén.

O Encontro Nacional de Mulheres –antes denominado de “Mulheres Auto-convocadas” – é um evento feminista que se repete anualmente com o fim de exigir às autoridades a legalização do aborto, a promoção dos direitos reprodutivos e a ideologia de gênero.

Financiado por ONGs anti-vida e com o apoio do Governo de Cristina Fernández de Kirchner, o encontro congrega a organizações abortistas, feministas, homossexuais e de esquerda.

Como é tradição, a entrevista termina com uma marcha pelas ruas da cidade anfitriã e passa frente à Catedral local. Este ano, para evitar que o templo seja atacado com pixação ou lixo, um compacto grupo de jovens de Neuquén se postou nas escadarias da Catedral para rezar e evitar que a multidão o profanasse.

As imagens mostram as manifestantes abortistas atacando com gritos, cuspes e até objetos contundentes aos católicos reunidos no lugar.

Veja o video, depois continuo.


O video está em http://www.youtube.com/watch?v=kvuWrTpzmrY
Como é?

Para os que não entendem patavinas de espanhol e para os que não podem visualizar bem o video, explico aquilo que consegui compreender das falas e das cenas. Os números entre parêntesis se referem ao tempo do video. Se você puder colaborar, deixe a tradução no espaço reservado aos comentários, no final desta postagem.

(00:13) É o início das cenas, com os católicos postados em fila, rezando a Ave Maria na parte em que se diz "Santa Maria, Mãe de Deus"...

(00:24) As manifestantes argentinas gritam "Iglesia, basura (incompreensível) la dictadura", ou seja, "Igreja, lixo (incompreensível) a ditadura".

(00:47) O video mostra que os católicos continuam em atitude pacífica, rezando a Ave Maria.

(00:54) Manifestante feminista cospe no rosto do católico.

(01:22) Manifestante feminista grita aos microfones da imprensa. O que consegui entender foi: "Todos os ditadores estão deste lado (aponta para os católicos). Eu estou do lado das mulheres, pelo aborto..."

(01:58) Manifestantes feministas, visivelmente incomodadas com a oração dos católicos, formam coro, punhos cerrados, voltadas para os católicos. As manifestantes gritam para os católicos: "Assassinos, assassinos".

(02:03) Manifestantes feministas se preocupam em abafar o coro da oração dos católicos, com sons que nos lembram os velhos filmes de faroeste, quando os indios gritavam de forma bastante característica.

(02:19) Manifestante feminista aparece tentando arrancar a faixa que os católicos utilizavam. O rapaz católico, sem deixar de rezar, resiste, segurando com força a faixa.

(02:23) Manifestante feminista atira água sobre os católicos.

(02:36) Manifestantes feministas novamente tentam retirar a faixa dos católicos, agora com muito mais furor. Os rapazes católicos seguram firme a faixa.

(02:46) Diante da resistência passiva dos católicos, que seguram firmemente a faixa, uma manifestante grita algo como "Me salió el violento, me salió el violento, hijo de puta!" (o que significa algo como "O violento está se revelando, o violento está se revelando, filho da puta!". Repare que o rapaz está segurando a faixa firmemente).

(03:06) Manifestante abortista ridiculariza os católicos, fingindo ser sacerdote e abençoando as manifestantes com o sinal da cruz.

(03:27) Objeto é atirado contra os católicos.

(03:34) O video mostra os católicos firmemente parados. A primeira fila, mais próxima às manifestantes, é formada por homens, e atrás, mais protegidas, as mulheres.

(03:46) Ouve-se uma manifestente gritando aos católicos: "Filhos da puta"

Repercussão

Na comunidade Católicos, no Orkut, o tema gerou um pequeno debate.

Para a Cristina, "os jovens catolicos argentinos passara loooonge da midia por serem... catolicos! Se fossem jovens monges tibetanos defendendo seu templo, teriam apoio mundial". Pedro concorda, dizendo que esse "double standard" com o catolicismo foi reforçado por se tratar de uma passeata das pobres feministas que só querem amar, ser livres e felizes, e a Igreja assassina não deixa elas matarem os nenéns na barriga delas.

Para o argentino Carlos, isso é algo normal em seu país e o principal responsável por todo tipo de enfrentamento é o governo atual e o anterior (o presidente anterior é marido da presidente atual). O comentário pode ser encontrado no site da Aci Prensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?