Família de Nazaré: Novas descobertas podem pôr fim à controvérsia ética sobre uso de células-tronco embrionárias

Novas descobertas podem pôr fim à controvérsia ética sobre uso de células-tronco embrionárias

O Jornal Nacional da Rede Globo, edição de 06/06/2007, anunciou essa fantástica notícia:

Cientistas japoneses e americanos desenvolveram uma técnica capaz de criar células-tronco sem usar embriões e depois descartá-los. Se a descoberta for bem sucedida em seres humanos, uma questão ética, que dificultava as pesquisas, será solucionada.

A nova técnica funcionou em ratos de laboratório. Se der certo em seres humanos é uma esperança de cura para doenças como diabetes e mal de parkinson.

Nas técnicas que vinham sendo pesquisadas até agora, o núcleo de uma célula adulta era inserido em um óvulo não-fertilizado. O resultado era um embrião que produzia as células-tronco, que depois era descartado.

Na nova técnica, quatro genes foram introduzidos em células da pele de ratos. Elas se reprogramaram e se transformaram em células-tronco, que podem formar qualquer tecido do corpo humano.
Veja a matéria em vídeo abaixo, mas antes queria fazer duas ponderações:

1. Não são "grupos religiosos" apenas os que fazem forte oposição ao uso de células-tronco embrionárias. O assunto não é de religião, mas de senso comum. Há, de fato, muitas pessoas sem religião contrárias a esse tipo de procedimento.

2. Quando se escolhe dizer que a questão ética "dificultava as pesquisas", está-se adotando já um posicionamento a respeito do uso de células-tronco embrionárias, pois se está dando ênfase ao aspecto negativo (dificultar a pesquisa), quando se poderia também escolher o aspecto positivo (defender a vida de todos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai