Família de Nazaré: Os avós na formação da criança

Os avós na formação da criança

A terceira idade traz para a pessoa novas possibilidades de fazer o bem. E uma grande importância está na formação das novas gerações. Compartilho com vocês um texto que achei interessante.

Quando duas pessoas se casam e decidem ter filhos, manifestam uma intensa vontade de conquistar independência da imagem que têm dos pais, como se pudessem descobrir uma nova identidade. Essa idéia revela a intenção de não repetir os modelos.

Trata-se, porém, de um desafio quase impossível de ser cumprido, pois o passado familiar está vivo e marcado de forma definitiva. Sempre se parte de modelos conhecidos, que poderão ser contestados, transformados ou imitados, mas nunca ignorados.

Para que as crianças possam delinear o futuro, é importante que conheçam a história das gerações anteriores da família. As noções de continuidade e transcendência estão presentes nas lembranças que só os avós conseguem transmitir com tanta ternura. No encontro entre um dos avós e um neto, o passado e o futuro se fundem no presente, por meio da descoberta de uma séria de laços culturais e emocionais.

Embora a relação com os avós possa representar uma importante força para a transmissão espontânea de conhecimentos e sabedoria, a realidade mostra que é comum a ocorrência de desarmonia entre gerações. Esses problemas, no entanto, podem ser evitados com paciência de ambas as partes e alguns cuidados.

Os avós devem tentar dominar o ímpeto de dar ordens e lições de vida e oferecer modelos para mostrar sua competência. Por exemplo, quando auxiliam os filhos nas despesas da casa ou em uma emergência, precisam saber que isso não outorga a eles o poder de decisão. Quando solicitados, devem oferecer conselhos e experiência como simples colaboração, sem ficar magoados se os filhos decidem não aceitá-los ou fazer algo diferente.

Agora todos são adultos responsáveis e têm filhos, e assim podem estabelecer conversas de "pais para pais", numa relação solidária e cooperativa que beneficia a todos.

Chega um momento em que cada nova geração compartilha suas preocupações, dificuldades e gratificações com a que a antecede.

Fonte: "A saúde de nossos Filhos", Publifolha e Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo: Publifilha, 2002, pp. 208-209.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai