Família de Nazaré: Bebê com anencefalia pode ter alta hospitalar

Bebê com anencefalia pode ter alta hospitalar

Você já deve ter visto essa notícia no quadro "Notícias interessantes" aqui no blog. Mas vale a pena republicar, mas com minhas ressalvas que apresento logo ao final.

A pediatra Márcia Beani Barcellos voltou a cogitar, desde terça-feira (6), a possibilidade de dar alta hospitalar a Marcela de Jesus Ferreira, o bebê que nasceu em 20 de novembro com anencefalia, em Patrocínio Paulista, a 413 km de São Paulo. "Estou novamente preparando a mãe para isso, mas vai depender da família dela conseguir uma casa perto do hospital", explicou Márcia.

Caso dê alta, a pediatra faria visitas diárias, domiciliares. Por medida de segurança, a pequena Marcela não poderia ir para a casa dos pais, num sítio que fica a 18 quilômetros da cidade, pois isso dificultaria um possível atendimento de emergência. "Se a família conseguir o que é necessário, libero a Marcela imediatamente", disse a médica.

Em dezembro, Márcia cogitou a possibilidade de alta hospitalar pela primeira vez, mas a descartou após Marcela sofrer uma parada cardíaca. Marcela só saiu uma vez da Santa Casa de Patrocínio Paulista, no segundo dia de vida, para fazer exames mais detalhados em Franca. Em janeiro, a criança teve um quadro de secreção pulmonar, já curado.

Preparo

A família Ferreira estuda alugar uma casa na cidade. Enquanto isso, a mãe de Marcela, Cacilda Galante Ferreira, que não saiu do hospital desde o nascimento da filha, está sendo preparada para cuidar sozinha da filha. Além de dar banho, trocar roupas e medicar a menina, Cacilda também já sabe manipular o capacete de oxigênio, que auxilia a respiração da filha.

Além do aluguel de uma casa na cidade, a família Ferreira teria que alugar tubos de oxigênio. A Santa Casa forneceria o capacete de oxigênio. Marcela já está pesando 2,950 quilos. Ela surpreende até agora e só continua viva porque tem uma pequena parte do encéfalo (cérebro).

Fonte: G1

É estranhíssimo que a reportagem acabe de maneira tão negativa, dizendo os "transtornos" pelos quais a família deve passar. Mas os pais dela não se sentem negativos assim. Veja a carta que sua mãe, Cacilda, escreveu em 30/11 sobre sua linda filha! Nesse link você também poderá ver um vídeo dessa fofura!!

Leia ainda: Marcela: o fato que faz calar o argumento

9 comentários:

  1. Que Deus conceda bênçãos infinitas sobre Marcela de Jesus e sua maravilhosa família! Parabéns também para a dra. Márcia!

    ResponderExcluir
  2. Danilo,
    discordo de teu comentário. A matéria (e não "reportagem") explica os fatos de forma cara e imparcial, e não negativa nem positiva. Não podemos achar que tudo o q vem da imprensa é secular e amoral. A matéria informou o que tinha que informar e pronto.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a iniciativa do grupo de criar um blog! Sou membro do MVC do Rio. Tenho um blog também mas de assunto diferente: http://passeandoporai.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Pablo

    Fazendo a distinção entre matéria e reportagem, você demonstra um grande conhecimento sobre jornalismo. Deve saber, portanto, que são muitas as abordagens que podem ser escolhidas para divulgação do fato.

    O fato: cogita-se a alta hospitalar do bebê. Ok. Mas no final, a reportagem opta por ressaltar os transtornos que isso trará.

    Mesmo sem pensar muito, dá para imaginar outras abordagens. Por exemplo: "em casa, o quarto já está arrumado para receber Marcela..." ou "os vizinhos esperam a chegada do bebê mais famoso da rua..." (já que a família só estuda mudar-se, não é algo definido ainda); ou ainda o que a irmã Dirlene pensa sobre essa mudança, etc. etc.

    Ouvi comentários a respeito do mesmo tema na revista Época (que faz parte do mesmo grupo - não digo isso para você, que já sabe, mas para outros que podem ler esse comentário), afirmando que o tom é de lamentação pela sobrevida da criança.

    Entendo o que você diz quanto a não imaginar que tudo o que vem da imprensa é secular e amoral. E concordo. Felizmente, eu nunca generalizei assim. Só me referi a uma matéria específica, e não a "tudo o que vem da imprensa". Pelo contrário, na seção "Notícias interessantes", eu coloco muitas matérias da imprensa e não fico criticando cada uma, achando que "tudo" o que vem de lá não presta, etc. e tal.

    Obrigado por sua visita. Espero, sinceramente, revê-lo por aqui.

    ResponderExcluir
  5. É impossível medir a grandiosidade do amor de Deus para conosco....
    Gostaria de manter contato com a família, pois tenho um sobrinho anencefalo e q já tem 16 anos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, anônimo. Pode enviar um e-mail para familianazare@yahoo.com.br, para tratarmos sobre a experiência da anencefalia em sua família?

    ResponderExcluir
  7. Na verdade concordo um pouco com voce, achei a matéria imparcial, mais pobre, porque em vez de ressaltar a fé sem limites de uma mulher de coragem como Cacilda, foi escolhido ressaltar a pior parte, as dificuldades... Sim elas existem, mais a fé em Deus faz a diferença, oro por essa agricultora desconhecida todos os dias, e peço a Deus que contínue derramando suas bençãos na vida dessa família, Cacilda merece os nossos parabéns, me sinto formiga perto dela.

    ResponderExcluir
  8. Quinta-feira, 29 de março. Fazem 129 dias que Marcela está nos braços de sua mãe.

    Para quem ama, um minuto é eterno.

    Cacilda escolheu a melhor alternativa. São muitos minutos eternos que permeam sua vida.

    Para quem não ama, qualquer vida é irrelevante.

    Nosso combate não é contra o aborto. É contra o desamor, raiz da mentalidade contra a vida.

    ResponderExcluir
  9. estou acompanhando o caso da cacilda e como eu sempre falo q para Deus nada é impossivel.....entao parabens pela força de vontate e para a médica q esta neste caso..

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai