Família de Nazaré: Por que o Natal existe?

Por que o Natal existe?

Conversando, semana passada, com uma amiga, que é professora de uma série da educação infantil, fiquei assustada com o seu relato. Ela me dizia que ao perguntar para a sua turma quem havia nascido no Natal, mas da metade da turma havia dito que tinha sido Papai Noel.

Afinal, de onde vem essa história do bom velhinho, como foi criada?

Papai Noel foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, Arcebispo de Mira, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. (fonte:Wikipedia)

Esse símbolo do Natal hoje perdeu o seu real significado, o do século IV. O símbolo de ajuda, de doação se desvirtuou com o consumismo que há hoje.

O Natal virou apenas um momento onde as crianças esperam os presentes mais caros, que pediram aos seus pais durante todo ano; onde as pessoas pensam em que roupa vão usar na noite de Natal; o que vamos comer na ceia de Natal; onde será a ceia. Mas espere aí! Ceia porque? O que estamos comemorando mesmo? Afinal porque estamos reunidos?

Aí percebemos, estamos em um mesma mesa, nos encontramos em família, com os que mais amamos para comemorar o Natal, o nascimento do Senhor Jesus, o nosso Salvador, Redentor, que morreu pagando pelos meus e pelos seus pecados, sendo inocente, que morreu por nos amar demais, morreu para que nós vivamos e vivamos eternamente.

Pois é, sem nos lembrarmos Dele, não existe Natal. É um aniversário onde o aniversariante faltou. Que estranho! Que raro! Isso é impossível! Não podemos comemorar sem a presença do aniversariante. Mas infelizmente é isso que acontece em muitos lares na noite de Natal.

Então vamos pedir a Ela, a Virgem Maria, a primeira que O aceitou, a mãe do Senhor Jesus, que traga ele para dentro dos nossos corações e assim no dia de Natal entenderemos o porque de estarmos reunidos, o que estamos comemorando e o principal, saberemos Porque existe o Natal.

P.S: Só por curiosidade, ontem saiu uma matéria dizendo que na Alemanha, país onde Papai Noel originalmente se transformou como um símbolo do Natal, agora quer proibir a figura do Papai Noel, justamente pelo apelo consumista...

Um comentário:

  1. No ano passado, uma igreja do Rio de Janeiro fez um presépio e colocou uma figura do Papai Noel, em tamanho natural, ajoelhada para o presépio, como que convidando a todos para se ajoelharem também. Foi uma forma muito bela de dizer o que é essencial no natal.

    Como não é possível preservar nossas crianças da figura onipresente de Papai Noel no natal, acho que dá para ensiná-las que ele dá presentes porque ama Jesus.

    Há também um belo desenho animado, chamado "A verdadeira história de Papai Noel", que conta a vida de S. Nicolau. Aqui no Brasil, foi editado pela Associação do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai