Família de Nazaré: O rosário em família

O rosário em família


"Do mesmo modo que, quando a vinha floresce, as serpentes fogem para longe, assim os demônios fogem das almas que exalam o perfume da devoção a Maria" (São Bernardo de Claraval).

O rosário é uma das melhores orações para serem feitas em família, pois tem uma estrutura muito simples e pode ser feita em qualquer situação (há famílias que aproveitam para rezar o rosário quando estão viajando no carro, há pessoas que rezam enquanto fazem exercícios físicos...).

Se você quer conhecer como se reza o rosário, clique aqui.

É muito recomendável que os casais encontrem o tempo necessário para rezarem o rosário em família. Para isso, convido você a essas singelas considerações sobre a oração em geral, e sobre o rosário em particular:

1. Como muitos erroneamente pensam, a oração cristã não é uma simples operação psicológica ou um esforço de concentração para se chegar ao vazio mental. É, pelo contrário, um diálogo com o Deus vivo.

2. A oração é um mistério que ultrapassa nossa consciência e nosso inconsciente. Daí que sua "eficácia" não pode ser medida por critérios verificáveis pela razão, pela ciência, nem pode ser colocada dentro dos padrões de produção e rendimento. Deus realmente ouve nossa oração, mas nem sempre da maneira como gostaríamos, pois ele quer nos dar muito mais do que ousamos pedir.

3. A oração não está em contradição com a ação. Ela não está divorciada da vida cotidiana. Equivocam-se aqueles que pensam que a oração é uma fuga da realidade e que, portanto, o mais importante seria se dedicar inteiramente à ação.

4. A oração não é fruto apenas de nossa vontade, pois também procede do Espírito Santo. É dom de Deus, e não uma conquista humana que se aperfeiçoa tão somente através de métodos e técnicas.

5. Não devemos desanimar diante de nossas distrações na oração. Como ensina o Catecismo, uma distração nos revela aquilo a que estamos amarrados e essa tomada de consciência humilde diante do Senhor deve despertar nosso amor preferencial a Ele, oferecendo-lhe resolutamente nosso coração para que ele o purifique. Aí se situa o combate; a escolha do Mestre a quem servir. Não podemos cair no erro de perseguir obsessivamente a distração, pois isso seria cair em sua armadilha.

6. Muitos pensam que a oração do rosário é repetitiva, monótona. Mas na cadência das Ave-Marias, somos levados pelas mãos de nossa Mãe à contemplação do rosto de Cristo. É como quando nos colocamos diante do mar: a repetição das ondas nos conduzem à meditação. No terço é algo ainda maior: à medida em que vamos rezando, vamos também penetrando no mistério de Cristo. Não de um forma qualquer, e sim da forma como a própria Mãe de Deus o contempla.

7. A oração do rosário pode ser resumida nisso: é contemplar o rosto de Cristo com os olhos de Maria.

Aquele que persevera nessa devoção não leva muito tempo para perceber o quanto de progresso espiritual consegue.

Um comentário:

  1. Uma pessoa uma vez me disse: "Quanto mais a gente reza mais vontade a gente tem de rezar e quanto menos a gente reza menos vontade a gente tem de rezar"
    Experimento isso na vida cotidiana e acho que o terço pode ser um caminho muito eficaz de manter uma constância na oração.

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai