Família de Nazaré: Dia dos avós

Dia dos avós

Hoje, celebramos a festa de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. Por isso, muitos dizem se tratar do dia dos avós, um dia bem merecido para eles.

Mas eu gostaria de compartilhar alguns breves pensamentos sobre esse dia, inspirados no Evangelho de hoje (Mt 13, 16-17). Diz ele:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade eu vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram
Quanta ternura sentem os avós pelos netos! A essa ternura natural, somou-se para São Joaquim e Santa Ana um profundo desejo de ver e ouvir com todo carinho e diligência o Senhor Jesus, seu neto. Sabendo que pouco tempo lhes restava neste mundo, e vendo o menino Jesus crescendo em santidade, devem ter recolhido em si mesmos todo o desejo dos justos do Antigo Testamento em ver o Messias. Daí surge, espontânea, essa oração: Senhor, exicitai em mim o desejo de te ver e ouvir como o tiveram os teus avós.

Outro pensamento: o carinho para com o Senhor. Os avós são experts em dengo, carinho, chamego. Algumas vezes os pais até reclamam disso (quando todo o carinho ameaça descambar para a permissividade), mas o Senhor, ao se encarnar, não quis abrir mão deste afeto tão peculiar. Certamente, as lembranças que Jesus tinha de sua infância também foram -como as nossas- recheadas dos doces momentos com seus avós: quem sabe uma comida, uma cantiga, uma brincadeira que só tinha graça fazer com eles. Outra prece: Santa Ana, São Joaquim, intercedei por mim para que eu tenha verdadeiro afeto por vosso neto, Jesus.

É um belo dia para renovar nosso amor pelos avós que nos circundam. Para aqueles que são avós, é um dia de maior comprometimento para, à luz do plano de Deus, contribuir com seus talentos específicos para o bem de suas famílias e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai