Família de Nazaré: O perigo dos brinquedos barulhentos

O perigo dos brinquedos barulhentos

A edição desta quarta-feira do Jornal Hoje, da Rede Globo, apresentou matéria sobre os brinquedos barulhentos. Clique aqui para ver.

O texto que acompanha a matéria diz o seguinte:

Pietro tem dois anos e adora brinquedos com sineta, música e muito barulho. “Quanto mais barulhento, mais ele gosta, mais os ouvidos da gente em casa ficam absurdamente cansados”, diz a mãe dele, a bióloga Cláudia Bicca.

E não é só ouvido da mãe que sofre! A fonoaudióloga Priscila Slaifer explica que brinquedos com sons muito intensos podem provocar perdas auditivas nas crianças. “Vai prejudicar numa série de coisas na fala dessas crianças, na linguagem, depois na linguagem escrita. Essas crianças que têm perdas auditivas elas acabam tendo prejuízo de comunicação.”

Uma pesquisa feita no Hospital de Clínicas de Porto Alegre mostra que a preocupação dos pais tem motivos de sobra, pois 88% dos brinquedos testados têm intensidade sonora acima do que é permitido pela legislação brasileira. Segundo o Inmetro, um brinquedo não pode emitir som com mais de 85 decibéis. Uma joaninha parece simpática, mas engana. Ultrapassa os 90 decibéis. O carrinho de polícia não é do bem. A intensidade passou dos 100 decibéis.

Os 63 brinquedos usados na pesquisa foram comprados no mercado informal de Porto Alegre, principalmente de camelôs. Por isso, um alerta: “Procurar estabelecimentos e lojas que tenham esse controle, que a legislação fiscalize, que tenha controle maior. Não é o que acontece no comércio informal”, orienta Priscila.

Além de procurar brinquedos com certificado do Inmetro, mais uma dica. Na hora de comprar, escute! “Quando está incomodando o ouvido, é porque já excedeu há bastante tempo. Tem que ser algo suave, agradável”, explica a fonoaudióloga. Os ouvidos das crianças e dos pais agradecem.

Fonte: Globo.com

Depois dessa nossa postagem, a Folha On Line divulgou a matéria Brinquedo com som pode causar perda da audição (03/05/2007)

2 comentários:

  1. Venho aqui várias vezes e leio os vossos textos.
    Não tenho comentado, porque eles não precisam de comentários.
    Quero apenas dar-vos um abraço em Cristo e dizer-vos que continuem este espaço para todos nós.
    Coloquei o vosso link no "Que é a Verdade?"

    Abraço em Cristo

    ResponderExcluir
  2. é exatamente isto que quero mostrar....

    influenciar o debate,a pesquisa, a opinião....

    Assunto realmente complexo, porém, tem que ser tratado.

    Obrigada pelo comentário!

    e Parabéns pelo Blog...

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai