Família de Nazaré: Educar para a mídia, educar para a beleza

Educar para a mídia, educar para a beleza

Hoje é o Dia Internacional das Comunicações Sociais. O Papa Bento XVI enviou mensagem sobre o tema deste ano: "As crianças e os meios de comunicação social: um desafio para a educação". Basicamente, a mensagem se divide em dois pontos: a formação das crianças e a formação dos meios de comunicação.

O primeiro destes pontos é o que nos toca mais de perto, por sermos pais e mães envolvidos na educação de nossos filhos. Ao tratar dele, o Papa abordou aquilo que em minhas postagens anteriores chamei de "educação para a mídia", "educação para os meios de comunicação", "educomunicação" (são os termos mais utilizados para designar a formação que devemos dar às crianças para o uso adequado dos meios de comunicação), e convidou a darmos uma educação positiva aos nossos filhos.

É de se destacar a importância de educar o gosto estético de nossos filhos. Diz o Santo Padre:

"As crianças expostas ao que é estética e moralmente excelente são ajudadas a desenvolver o apreço, a prudência e as capacidades de discernimento. Aqui é importante reconhecer o valor fundamental do exemplo dos pais e os benefícios da apresentação aos jovens dos clássicos infantis da literatura, das belas-artes e da música edificante. Enquanto a literatura popular terá sempre o seu espaço na cultura, a tentação do sensacionalismo não deveria ser passivamente aceite nos lugares de ensino. A beleza, uma espécie de espelho do divino, inspira e vivifica os corações e as mentes mais jovens, ao passo que a torpeza e a vulgaridade têm um impacto depressivo sobre as atitudes e os comportamentos".

Estive conversando com minha esposa sobre esse tema de educar para a beleza. Acho uma estrada muito rica que é aberta pelo Papa para nós, pais e mães. Por exemplo, já pensamos em alguns videos que não vamos mais mostrar para nosso pequeno filho de 1 ano e 7 meses. É o caso dos vídeos da Turma da Mónica. São típicos desenhos comerciais, com muito barulho e algumas mensagens que não nos pareceram apropriadas (tem um desenho, por exemplo, em que a Magali tenta enganar os pais para ficar com seu gatinho, e acaba se dando bem).

Vale mais a pena incentivá-lo a ver os videos Baby Einsten. Temos vários, e a qualidade é excelente (com muita música clássica e personagens que se tratam com bondade).

Também há alguns videogames on line interessantes: Orisinal Games (destaque para as suaves músicas de fundo), Cards Yandex (site russo para colorir) e Fisher-Price são bons exemplos de sites que podem ser visitados.

Quanto à música, há alguns cds de música clássica para bebês. Por exemplo, esse Classics For Babies. De vez em quando, brincando com meu filho na sala, ouço também canto gregoriano.

Você tem outras sugestões? Deixe no campo comentários!


Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai