Família de Nazaré: Saiba como controlar seu orçamento doméstico

Saiba como controlar seu orçamento doméstico

A forma como gastamos revela um pouco de quem nós somos e dos valores que temos em nosso coração. O tema dos gastos familiares está sempre na ordem do dia. Neste post, você pode ver um vídeo, ler um texto e baixar planilhas em Excel que certamente serão de grande ajuda para controlar seus gastos.

Já escrevi aqui sobre o assunto em duas postagens: Supermercado sem trauma e Como economizar na hora das compras. Não deixe de ler.

Hoje, volto ao assunto, com a matéria publicada no site Globo.com. Copio e colo o texto e o vídeo, além das excelentes planilhas também oferecidas pelo site.

Como manter sob controle o seu orçamento doméstico? O segredo está em anotar todos os gastos detalhadamente. Economistas e consultores dizem que só se pode ter ideia do rombo nas contas se a gente anotar todos os gastos e, assim, saber para onde vai o dinheiro do salário.

Aquele cafezinho. É uma tradição para Paulo. Na mesma hora, o gasto vai para o papel. “Se você deixar pra fazer isto depois, em casa, você vai acabar esquecendo”, diz Paulo Adriano Borges, consultor financeiro. Ele anota até os centavos numa planilha que carrega na carteira.

“São exatamente estes pequenos gastos que você faz e que acaba não anotando que extrapolam, que furam o orçamento no final do mês”, diz o consultor. Experiência própria. Paulo já foi empresário, mas teve prejuízos e se endividou.

As planilhas revelaram o que ele evitava ver. “Uma das coisas mais difíceis, por incrível que pareça, é você colocar todas as suas dívidas no papel, porque vai ter um contato direto exatamente com o tamanho do seu rombo”, diz o consultor.

A planilha não é apenas para anotar os gastos, mas principalmente para se planejar as despesas. Ela deve ter uma coluna para cada mês e você deve estabelecer um limite para cada compra, como por exemplo, aluguel, supermercado, transporte, água, luz, telefone. E não se esqueça, no caso de compras a prazo, as prestações devem ser anotadas uma a uma, até a última.

Separe ainda uma reserva para poupança e gastos extras que você já sabe que vai ter em datas especiais como aniversário, dias das mães, natal. Economistas sugerem que pelo menos 20% do salário sejam reservados para isso. A soma de todas as despesas do mês, é claro, não pode ser maior do que a renda da família.

Dona Olívia, consultora de Orçamentos Domésticos, diz que o primeiro passo é juntar todos os recibos de gastos durante três meses. “A partir do momento em que eu guardei estes três meses, conheci toda a minha base de cálculo, então eu vou determinar: este é o meu padrão”, diz Olivia Cicci, consultora de orçamento doméstico.

O segundo passo é reconhecer quando se está gastando demais. Se for necessário, negociar a dívida e pensar bem antes de fazer uma compra extra. “Primeiro: tenho dinheiro? Segundo: preciso disto? E terceiro: tem que ser agora?”, diz a consultora.

Mudanças de comportamento que acabaram com a insônia de Paulo. Organizando as contas ele passou de empresário falido a consultor financeiro e hoje consegue guardar 30% da renda. “Se você começa a repetir aquela prática virtuosa de registrar seus gastos, fazer um planejamento, chega num determinado momento você faz isto naturalmente. Igual a tomar banho, escovar o dente, ir para o seu trabalho, é natural”.

Antes de ver o vídeo abaixo, sugiro que você baixe essas duas planilhas: Planejamento financeiro (que permitirá ter uma visão geral de seus gastos no ano) e Consolidação de gastos (em que você pode anotar tim-tim por tim-tim tudo o que sai voando misteriosamente de sua carteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai