Família de Nazaré: A família é protagonista da paz!

A família é protagonista da paz!


Angelus. Alocução de João Paulo II no domingo, 2 de janeiro de 1994, Ano Internacional da Família (em comemoração aos seus 15 anos).

Caríssimos Irmãos e Irmãs.

1A Ontem celebramos o Dia Mundial da Paz. Na Mensagem que publiquei para a circunstância, eu quis evidenciar o papel da família para a construção da paz. Os meus votos cordiais são por que o Ano da Família, iniciado a 26 de dezembro passado, festa da Sagrada Família, possa fazer refulgir ulteriormente essa sua preciosa e insubstituível função.

1B Não me passa despercebido que a família se mostra ela mesma, não raro, vítima da ausência da paz. Muitas famílias, por causa dos conflitos que se desencadeiam nalgumas regiões do mundo, "são obrigadas a abandonar casa, terra e bens, fugindo para o desconhecido; ou acabam, de qualquer modo, sujeitas a transes tão penosos, que põem em dúvida qualquer certeza" . E como não lamentar aquelas outras situações não menos dolorosas, que atentam contra o coração mesmo das relações familiares, porque originadas não tanto de causas exteriores, quanto da influência deletéria de "modelos de comportamento inspirados no hedonismo e no consumismo, que impelem os membros da família a buscar mais as gratificações pessoais do que uma serena e diligente vida comum" ? Em quantas famílias se enraíza o germe da divisão! Quantos casais vêem esmorecer o seu amor e resvalam pelo declive da incompreensão recíproca até à separação; quantas chegam até ao divórcio, que contradiz o vínculo querido por Deus como base indestrutível da vida familiar!

2A Mas, apesar destas ameaças exteriores e interiores, a família permanece a instituição que responde de modo mais imediato à natureza do ser humano e é portanto chamada, por vocação nativa, a tornar-se protagonista da paz . A despeito de todas as insídias, ela "permanece a mais completa e mais rica escola de humanidade, na qual se vive a experiência mais significativa do amor gratuito, da fidelidade, do respeito recíproco e da defesa da vida" .

2B Tudo isto, obviamente, não acontece de modo automático. Urge, precisamente a partir das famílias, uma renovada consciência ética, no reconhecimento de que da observância da lei moral depende o verdadeiro bem-estar da humanidade e a autenticidade mesma da liberdade, como recordei na Encíclica Veritatis splendor. Uma família, que se preocupa por viver segundo a lei moral, faz no seu interior a primeira e fundamental experiência de paz, e torna-se foco de paz para o resto da sociedade.

3A Invoquemos Maria, Rainha da Paz!

3B Ela, durante a sua vida terrena, conheceu não poucas dificuldades, ligadas à fadiga cotidiana da existência. Mas jamais esmoreceu a paz do coração, fruto também da santidade e da serenidade daquele singular lar doméstico. Digne-se Ela indicar às famílias do mundo inteiro o caminho seguro do amor e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai