Família de Nazaré: Contra o divórcio, a redescoberta

Contra o divórcio, a redescoberta

Achei que a reportagem abaixo, publicada pelo Estadão, foi muito feliz em manter a idéia do Papa, sem as costumeiras manipulações e sensacionalismos da imprensa. Além disso, e principalmente, o tema é de grande interesse para todos os que sentem um especial apelo pela defesa da família. Trata-se de um discurso para membros da Associação Retrouvaille (que, em francês, significa "Redescoberta")
ROMA - O papa Bento XVI discursou nesta sexta-feira, 26, sobre o divórcio, ao receber pela manhã os participantes de um encontro promovido pela associação Retrouvaille, que ajuda casais em crise.

"Como sua experiência demonstra, a crise conjugal constitui uma realidade de duas faces. De um lado se apresenta, especialmente em sua fase aguda e mais dolorosa", mas toda crise é também "uma passagem a uma nova fase de vida", pronta a se tornar, "com a ajuda do Senhor, uma passagem de crescimento", disse o Papa, acrescentando que dessa superação "o amor sairá purificado, maduro e fortalecido".

Bento XVI disse ter reconhecido "o dedo de Deus" nas atividades da associação, formada por casais que superaram crises conjugais e ajudam pessoas na mesma situação. Para ele, a separação e o divórcio são "certamente, em nossos dias, uma emergência muito presente", sendo necessária "a ação do Espírito Santo, que suscita na Igreja respostas adequadas às necessidades e emergências de cada época".

"Seu serviço vai contra a corrente", disse ele aos responsáveis pela Retrouvaille. "Hoje, quando um casal entra em crise, encontra tantas pessoas prontas para aconselhar a separação. Até mesmo aos casais unidos em nome do Senhor se propõe com facilidade o divórcio, esquecendo que o homem não pode separar aquilo que Deus uniu", completou.

Para Bento XVI, vencer a solidão e a sensação de fracasso procurando a comunhão com Deus, com os outros e com a Igreja pode transformar uma crise conjugal em uma "etapa de crescimento", levando à redescoberta "do tesouro escondido do matrimônio, o fogo sepultado sob as cinzas".

Por fim, o Papa pediu aos casais em crise que procurem ajuda e confiem em Maria e em Deus, porque só "quando um casal em dificuldade, ou até mesmo já separado, confia em Maria e se volta para aquele que fez dos dois uma só carne, pode ter certeza de que aquela crise se transformará, com a ajuda do Senhor, em uma etapa de crescimento e que o amor ressurgirá purificado, fortalecido".

"Isso somente Deus pode fazer, porque é ele que reaviva e faz arder novamente a chama. Certamente não do mesmo modo que a paixão, mas de maneira diversa, mais intensa e profunda, sempre, porém, a mesma chama", concluiu Bento XVI.
Fiz uma pesquisa no site da associação, que está em inglês, e encontrei os dados para contatos com filiais no Brasil. Caso você tenha interesse, aí vão as informações:

Curitiba
Email: 0016@retrouvaille.org
Contact: Romeu e Iliana
Fone: 55-41-33534660

Florianópolis
Email: 0017@retrouvaille.org

Recife
Email: 0018@retrouvaille.org



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você comentou sobre sinalizar o vídeo impróprio no youtube, mas a sinalização não funciona apenas como um aviso para que a pessoa que irá assistir saiba que tem algum conteúdo violento ou impróprio? Faz com que eles tirem o vídeo?

    Outra coisa, quando você quiser alterar qualquer coisa, colocar mais informações,sugestões,correções,etclá no blog fique à vontade, a casa é sua sempre ok?

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai