Família de Nazaré: Células-tronco embrionárias: o debate é entre cientistas x religiosos?

Células-tronco embrionárias: o debate é entre cientistas x religiosos?

No interessante blog O possível e o extraordinário, Wagner Moura menciona uma verdade, trazendo vários links a respeito de sua assertiva:
Quando o assunto é “início da vida”, os principais jornais brasileiros costumam agrupar os debatedores em dois grupos: os cientistas e os religiosos.

Pois é. Existe um preconceito contra todo aquele que se diz contrário ao uso de células-tronco embrionárias em tratamentos ou em pesquisas, pois toda vez que se levanta um argumento desse tipo, seja qual for o argumento, a pessoa já é vista como "influenciada pela religião". E, como numa cascata, outras etiquetas vêm associadas à pessoa: sectária, insensível, obscurantista, descolada da realidade, etc. Ou seja, pessoa desqualificada para um debate sério.

Para desfazer essa inverdade muito bem apontada pelo Wagner, basta verificar quem foi convidado para participar da audiência pública realizada pelo Supremo Tribunal Federal sobre o uso de células-tronco embrionárias em tratamentos médicos e em pesquisa (anunciada pelo Família de Nazaré anteriormente).

Dentre aqueles que se manifestaram contrários ao uso de células-tronco embrinárias, estavam: Lenise Aparecida Martins, doutora em Microbiologia e Imunologia, professora-adjunta do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB); Cláudia Maria de Castro Batista, PhD em neurociências, professora da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ); Lílian Piñero Eça, PhD em Ciências no programa de Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo, presidente do Instituto de Pesquisa com células-tronco; Alice Teixeira Ferreira, pós-doutora na Research Division of Cleveland Clinic Foundation, Ohio, Estados Unidos; Marcelo Paulo Vaccari Mazzetti, Mestre em Cirurgia e Experimentação pela Universidade Federal de São Paulo. A lista completa dos participantes está aqui.

Para uma visão geral do assunto, você pode dar uma olhada nas Notícias do site do STF: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33.

Não deixe de ler também A que espécie pertence o embrião humano?, da Dra. Lenise Aparecida Martins, participante da audiência, escrevendo já depois dela.

Há também uma interrantíssima discussão no Orkut sobre o tema, também com a participação da Dra. Lenise.

Também vale a pena dar uma olhada no blog O possível e o extraordinário na postagem Dá pra ouvir!!!

(a foto que ilustra essa postagem é de um embrião estourado para que fossem retiradas suas células-tronco)



Um comentário:

  1. Obrigado pela referência! Que Deus nos conceda a força necessária para defender a vida, mesmo quando ela parecer "insignificante" para os cientistas e burocratas.

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai