Família de Nazaré: Cuidados com as crianças no verão

Cuidados com as crianças no verão

E, finalmente, o verão... É nessa época que devemos reforçar nossos cuidados com nossos filhos, pois são mais freqüentes casos de intoxicação alimentar, insolação e desidratação.

Com as altas temperaturas - os termômetros já marcaram até 40ºC no RJ nesses últimos dias! - os alimentos se deterioram mais rapidamente e se ingeridos podem causar diarréia, que se persistir por muitos dias, pode levar a desidratação infantil.

Como as crianças freqüentam piscinas e praias mais assiduamente, é comum ingerirem água contaminada que também pode causar diarréia. E por ficarem muito tempo expostos ao sol não estando devidamente protegidos, podem apresentar insolação.

Algumas dicas para a saúde das crianças nesse período:

· Ofereça sempre líquidos ao seu filho, de preferência água filtrada ou fervida, água de côco e suco de frutas à vontade;

· Sirva-lhe uma dieta mais leve, rica em verduras e legumes, evitando frituras e alimentos com conservantes e corantes;

· Se achar que a aparência e odor do alimento a ser servido a seu filho está diferente, não o sirva;

· Várias bactérias que causam diarréia não alteram as características do alimento, portanto saiba sua procedência e se é fresco;

· Ofereça-lhe uma dieta fracionada, ou seja, seu filho poderá fazer até 06 refeições por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia); · Deixe seu filho com roupas leves (de algodão);

· Coloque chapéu ou boné;

· Evite sol entre 10h e 15h;

· Faça uso do protetor solar a cada 2 horas e/ou a cada banho de piscina/mar;

· Em caso de aparecimento de diarréia, ofereça-lhe muita água filtrada ou fervida, ou soro caseiro (copo de água com 1 pitada de sal e uma colher de chá de açúcar) e procure um médico.

2 comentários:

  1. Aqui está um frio de matar!!!
    Mas Natal sem frio não é Natal. Pelo menos em Portugal.
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade: bonecos de neve, pinheiros, a roupa pesada do Papai Noel (é assim que aqui no Brasil nós chamamos o "Pai Natal"), tudo isso está muito vinculado à imagem do natal, mesmo entre os brasileiros.

    É interessante perceber esse fenômeno no Brasil (e, creio, em outros países do hemisfério sul). É verão por aqui, mas o natal é comemorado conforme nossos primeiros colonizadores o viviam em sua terra de origem. Isso acontece mesmo no que toca à alimentação: nossas ceias são repletas de alimentos próprios de lugares frios (nozes, carnes de porco, panetones).

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai