Família de Nazaré: Panela no fogo

Panela no fogo

Você sabia que os prontos-socorros do País recebem de três a quatro crianças vítimas de queimaduras domésticas por semana? Pois é. A maior parte desses acidentes acontece perto do fogão. Como são baixinhas, é muito fácil elas esbarrarem no cabo da panela ou puxam pra ver o que é. O resultado, só de imaginar, assusta.

Você pode pensar: "Ah, isso todo mundo sabe...". Será? Se soubesse, a gente não bobeava tanto... Por isso, é bom assustar mesmo, para tomar cuidado. "Líquidos quentes geralmente causam queimaduras de segundo grau, que ardem mais do que as de terceiro porque deixam as terminações nervosas expostas", explica o cirurgião plástico Abrahão Szuchmacher.

Se a criança se queimar, a primeira coisa a fazer é lavar o local com bastante água gelada para diminuir a temperatura e, em seguida, levá-la ao hospital onde um especialista avaliará o ferimento. Agora, o melhor mesmo é manter seu filho bem longe desse risco. Fogo, nem pensar! E na cozinha a lei passa a ser usar sempre panelas sem cabo ou com ele voltado para dentro do fogão. Além disso, a criança deve ser educada para ficar afastada dele quando alguém estiver cozinhando.

2 comentários:

  1. Desculpe a xeretisse já xeretando(é que adorei seu blog), é que as informações que tenho sobre queimadura é que deveríam ser lavadas em abundancia com água sim, porém em temperatura ambiente, nunca gelada,tenho alguns livros sobre o assunto, porém sei que á inovações todos os dias,vou dar uma pesquisada, prometo me retratar se estiver errada,inclusive a última palestra que assisti sobre o assunto já fazem uns dois anos,porém a matéria é muito bem vinda,se vc soubesse os casos que presenciei (pela profissão que não vem ao caso),é muito triste ,porem apesar de falarmos tanto nesse assunto, nunca é demais, quem sabe se consiga algo pelo cansaço, parabéns pelo excelente trabalho, um abraço..

    ResponderExcluir
  2. Arlete, muito obrigado pela informação. Assim que tiver maiores informações, por favor não deixe de comunicar. Assim, serei eu a retratar e alterar o texto!

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai