Família de Nazaré: Dê opções para seu filho

Dê opções para seu filho

Permitir que a criança faça escolhas aumenta a autoestima. Veja dicas simples para ajudar seu filho, sem que o feitiço se volte contra o feiticeiro.

Certa vez, Tucker, então com quase dois anos, ficou muito frustrado porque o vento não lhe obedecia. Ele compreendia o que era o vento e normalmente se encantava com ele, mas nesse dia ele estava dizendo: "Vento, pare!" e fazendo gestos. Mas o vento não queria cooperar, e Tucker não estava gostando disso. O vento era apenas uma das muitas coisas que ele queria controlar, mas não podia fazê-lo.

As crianças pequenas desejam muito exercer algum tipo de autoridade sobre seu mundo. Você pode ajudá-las a sentir que têm um pouco de controle sobre suas vidas dando-lhes opções sempre que possível. Diante da geladeira: "Você prefere empanados de frango ou de peixe?". No parquinho: "Você quer brincar primeiro no escorregador ou no balanço?" Ao se vestir: "Hoje você quer pôr a camisa azul ou a vermelha?" Você pode lhe dar opções até no supermercado, perguntando: "Que melancia parece mais bonita, esta ou aquela?"

Basta ter o cuidado de só oferecer opções quando ele puder realmente decidir. Não diga: "Muito bem, filho, pronto para seu banho?" se você estiver decidida a mergulhá-lo na banheirinha naquele exato momento, independentemente do que ele diga. Se ele disser não e você não respeitar essa opção, ele vai se sentir muito pior do que se você dissesse apenas: "Hora do banho!" Não faça perguntas a menos que espere realmente uma resposta. Fazer uma pergunta e depois menosprezar a resposta serve apenas para ressaltar o fato de que a criança está impotente diante de uma situação.

Fonte: 101 maneiras de fazer uma criança feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai