Família de Nazaré: 6 de dezembro: viva Papai Noel!

6 de dezembro: viva Papai Noel!

Há casais cristãos que, no intuito de ensinarem a seus filhos o verdadeiro sentido do natal (Jesus Cristo), fazem de tudo para que eles esqueçam a figura de Papai Noel (os amigos portugueses, que tanto visitam essa nossa página, chamam de Pai Natal). Será essa a melhor opção?

Não me parece que isso seja possível, e talvez nem mesmo necessário, até porque há algo de bom nesse velhinho: ele representa a figura real de São Nicolau, bispo que viveu no século IV. Em informações colhidas em vários sites da internet, era um santo muito querido na Idade Média. Quando da reforma protestante, sendo proibido aos cristãos de certos países a veneração por santos católicos, as famílias continuavam a contar a história para seus filhos, já não agora chamando o santo por seu nome (talvez para evitar sanções das autoridades), mas com nomes como Pere Noel e Christ Kindle. Os EUA receberam a figura de São Nicolau de imigrantes alemães (que o chamavam Sinter Klaas), sendo que em Nova York passou a ser chamado de Santa Claus.

Ora, se é assim, estamos diante de uma grande oportunidade de evangelização! Para evitar o total desvirtualmento do Natal - como apontou minha amiga Patrícia em post recente - , creio que a melhor opção é vincular essa figura ao Menino Jesus, fonte da caridade em que se inspirou São Nicolau. E nada melhor do que o dia 6 de dezembro para isso, data em que a Igreja o celebra.

Há uma igreja no Rio de Janeiro que, no ano passado, fez um belo presépio e colocou a figura de Papai Noel, em tamanho natural, ajoelhado diante do Menino e de Sua Mãe. Uma imagem surpreendente e que levou muitos visitantes a se ajoelharem comovidos ao lado da escultura, contemplando (certamente, em comunhão com S. Nicolau), o Verbo feito carne.

Outra bela imagem é a figura que ilustra essa postagem. Papai Noel vem chegando, com o maior dos presentes nos braços. Dessa forma, vamos incutindo em nossos filhos e em todas as pessoas a centralidade de Jesus Cristo. Do encontro com ele, nasce a caridade, simbolizada pelo Papai Noel.

Há também um lindo desenho animado que vale a pena comprar: "Papai Noel: a verdadeira história" conta a história de Nicolau, um garoto que amava e cuidava dos pobres e que posteriormente se tornaria Bispo da Igreja Católica. Eu já encomendei o meu, e espero vê-lo em breve com toda a criançada do meu grupo de Nazaré. É belo ver como o menino cresce, e já adulto é preso até sair da prisão velhinho, vestido de vermelho e disposto a voltar a fazer o que seu coração lhe mandava desde pequeno: dar presentes no natal.

Também fica a sugestão para quem gosta de se vestir de Papai Noel para colocar algum símbolo cristão, como uma cruz bem visível sobre o peito.

Por fim, veja abaixo o trailler (em inglês) de um filme que será lançado em breve, contando a história de São Nicolau. O trailler e outras informações você pode encontrar na matéria abaixo. Imperdível!

Penso que é com esses e outros recursos que vamos abrindo o espaço para que o Senhor Jesus retome o lugar central em nossas celebrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai