Família de Nazaré: Substitua um comportamento por outro

Substitua um comportamento por outro


Em vez de dizer a uma criança para não fazer algo, tente lhe dizer o que deve fazer. Depois de se acostumar com essa prática, tente se concentrar cada vez mais em O QUE FAZER. A criança gosta de aprender coisas novas. Diga-lhe que é assim que papai e mamãe fazem, e depois a elogie entusiasticamente por fazer a coisa dessa maneira. Com isso, você obterá resultados muito mais agradáveis -e mais rapidamente- do que se dissesse apenas: "Não!"
Seu pequeno artista de circo quer ficar pulando no alto do sofá? Diga: "Se você pular aí, pode se machucar. Venha pular desta banqueta". Diga-o com naturalidade e finja que está pulando da banqueta. E se seu pequeno rato de biblioteca começou a arrancar as páginas com desenhos dos livros? Se você disser apenas: "Não rasgue seus livros!" ele passará de uma atividade excitante para nenhuma atividade. Mas, se você disser: "Não é bom rasgar seus livros, porque depois não vamos poder lê-los. Experimente virar as páginas devararinho, assim", então você estará apresentando a seu filho um desafio que poderá lhe trazer elogios no lugar de reprimendas. Diga: "Pegue o cachorrinho com cuidado", em vez de: "Não puxe o rabo do cachorro!" Ou então: "Se você puxar o rabo do cãozinho, ele vai ficar machucado; ele gosta de carinho. Olhe, é gostoso fazer isso".

Procure evitar a palavra "não". Crianças pequenas podem não compreendê-la e acabam se concentrando no resto da frase. Quando você diz: "Não fique de pé na cadeira", ela pode ouvir uma palavra que não compreende direito -o 'não'- seguida de: "Fique de pé na cadeira". Em vez disso, tente usar um comando afirmativo, como "Sente-se". Use comandos breves, imediatos e bastante claros. Depois, explique a razão do pedido.

Penelope Leach afirma: "(...) as crianças acham muito mais fácil compreender e gravar instruções positivas do que negativos, o que devem fazer do que o que não devem e preferem agir a não agir. Procure dizer: 'Assim, sim', em vez de: 'Não quero assado', e tente dizer: 'Sim' e 'Continue' pelo menos com a mesma frequencia com que diz: 'Não' e 'Pare com isso'".

Fonte: 101 maneiras de fazer uma criança feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai