Família de Nazaré: Realidade e aparência

Realidade e aparência

Ontem, alguns meios de comunicação divulgaram um comentário feito pelo Papa sobre a forte crise econômica mundial pela qual estamos passando nestes dias. Foi uma bela meditação sobre o dinheiro e, mais ainda, sobre o conceito de "realidade". Muito importante para todos os cristãos, especialmente para os pais e mães de família.

Passo a palavra ao Papa, depois volto:

... a Palavra de Deus é o fundamento de tudo, é a verdadeira realidade. E, para sermos realistas, devemos contar com essa realidade. Devemos mudar a nossa idéia de que a matéria, as coisas sólidas, as coisas que se podem tocar, seriam a realidade mais sólida, mais segura. No final do Sermão da Montanha, o Senhor nos fala das duas possibilidades de construir a casa da própria vida: sobre a areia ou sobre a rocha. Sobre a areia constrói quem constrói somente sobre coisas visíveis e tangíveis, sobre o sucesso, sobre a carreira, sobre o dinheiro. Aparentemente, essas coisas são as veradeiras realidades. Mas tudo isso um dia passará. Vemos isso agora, na quebra de grandes bancos: esse dinheiro desaparece, é nada. E, assim, todas essas coisas, que parecem ser a verdadeira realidade sobre a qual contar, são na verdade de segunda ordem. Quem constrói sua vida sobre essas realidades, sobre a matéria, sobre o sucesso, sobre tudo o que é visível, constrói sobre a areia. Só a Palavra de Deus é fundamento de toda a realidade, é estável como o céu e mais do que o céu, é a realidade. Assim, devemos mudar o nosso conceito de realismo. Realista é quem reconhece na Palavra de Deus, nesta realidade aparentemente tão frágil, o fundamento de tudo. Realista é quem constrói sua vida sobre esse fundamento que se mantém na permanência.


Construir sua vida sobre a carreira. Quantas pessoas hoje estão dispostas a não ter filhos para seguir essa ilusão? Construir sua vida sobre o dinheiro. Quanta tristeza e falta de realização pessoal quando procuramos essa falsa segurança!

Que as palavras do Papa estimulem uma maior devoção à Palavra de Deus. Um amor que se coloque em termos práticos, nas nossas diversas opções cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai