Família de Nazaré: A família cristã deve ser protagonista da ação apostólica e missionária

A família cristã deve ser protagonista da ação apostólica e missionária


Trecho do discurso aos peregrinos da Arquidiocese de Sorrento-Castellammare di Stabia, Itália. Publicado no L'Osservatore Romano de 22 de janeiro de 1994.

Caríssimos Irmãos e Irmãs de Sorrento e Castellammare di Stabia

1A Bem-vindos, pois, à casa de Pedro! Uma cordial saudação a cada um de vós, em particular ao vosso Arcebispo, o querido Monsenhor Felice Cece, a quem agradeço as calorosas palavras que me quis dirigir.

2A Bem sei que a minha passagem por Sorrento e Castellammare constituiu, neste arco de tempo, objeto de reflexão e motivo de orientação do vosso empenho espiritual e apostólico. Estou grato ao Senhor por isto.

2B Quando fui ter convosco, na solenidade de São José, em 1992 , as minhas palavras tiveram como constante ponto de referência a fé do Protetor de Jesus, homem justo, chamado a viver em contemplação ativa, ao lado do Filho de Deus. Consenti-me tomar como ponto de referência, também hoje, este tema fundamental, perguntando-vos em que altura está o caminho da vossa fé. Este é o "princípio" do qual precisamos sempre recomeçar, como apraz recordar-vos o vosso Pastor. Estou certo de que os vossos esforços neste sentido não têm faltado. Todavia, repito de bom grado aquilo que tive oportunidade de afirmar na Catedral de Sorrento: "Estar com Jesus: seja este o vosso maior desejo... Falar-lhe de modo familiar, escutá-lo e segui-lo docilmente: esta é não só uma exigência compreensível para quem quer seguir o Senhor; é também condição indispensável de toda a evangelização autêntica e crível".

3A O caminho de fé possui, por sua natureza, uma dimensão eclesial. Na medida em que a experiência pessoal de Cristo se consolida, aumenta a consciência de que somos parte viva, responsável e operosa do seu Corpo Místico, cada qual segundo a própria vocação. E é a partir desta chave eclesial que eu quereria ressaltar hoje a específica vocação da família cristã.

3B Os valores ligados à família estão ainda bem arraigados na vossa cultura, e isto constitui uma riqueza inestimável. Todavia, é necessário que eles sejam objeto de sábia e eficaz pedagogia eclesial, não só para os defender das insídias que estão a enfrentar no hodierno relativismo ético, mas também para consentir aos núcleos familiares desenvolver as próprias potencialidades na vida pastoral. Portanto, exprimo-vos o meu mais vivo apreço pelo Encontro que realizastes recentemente, sobre o tema "Família e Catequese", que se enquadra muito bem no horizonte do Ano da Família, há pouco inaugurado. Prossegui com confiança, caríssimos, ao longo deste caminho. Salvai a família e salvareis a sociedade. Ponde-a no centro das vossas atenções, antes, tornai-a "protagonista" da vossa ação apostólica e missionária: deste modo, dareis um contributo fundamental para o futuro da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai