Família de Nazaré: Brincadeiras infantis tradicionais reduzem obesidade e desenvolvem auto-estima - 13/07/2007 - UOL Mídia Global

Brincadeiras infantis tradicionais reduzem obesidade e desenvolvem auto-estima - 13/07/2007 - UOL Mídia Global

Brincadeiras infantis tradicionais reduzem obesidade e desenvolvem auto-estima - 13/07/2007 - UOL Mídia Global: "As crianças espanholas são as mais obesas da Europa e dividem o primeiro lugar do mundo com as dos EUA. Um estudo feito por pesquisadores do Centro de Estudos Sócio-Sanitários (CESS) da Universidade de Castilla-La Mancha revela que um programa de atividade física com brincadeiras tradicionais reduz a obesidade infantil e melhora o perfil lipídico. Do trabalho também se depreende que o jogo aumenta a auto-estima e o rendimento escolar.

Do programa 'Evidência científica na prevenção do sobrepeso em escolares: estudo de Cuenca' participaram mais de mil crianças da 4ª e 5ª séries do primeiro grau, de 9 a 11 anos, pertencentes a 20 colégios públicos, onde se estabeleceram dois grupos, um de controle e outro de intervenção. Foram medidas as mesmas variáveis em todos os alunos: porcentagem de sobrepeso e obesidade, espessura da dobra cutânea tricipital (a região do tríceps é um bom indicador da gordura subcutânea), porcentagem de gordura corporal, analítica e gasto energético. Também foi feito um teste respiratório. O estudo foi oferecido como uma atividade extracurricular dos colégios e se desenvolveu durante dois anos (2004-2006)."

Um comentário:

  1. Acho interessantíssimo esse estudo.
    Incentivar a prática esportiva e de brincadeiras é fundamental para uma infância saudável.

    Almanaque de Brincadeiras
    http://brincadeirasderua.zip.net

    ResponderExcluir

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai