Pages

15 maio 2007

Redução da gordura trans em lanches do McDonald's

Reportagem retirada da Revista Pais & Filhos. Tem cara de release, ou seja, matéria que a própria empresa envia para os meios de comunicação -e que no final das contas serve como propaganda. Afinal, faz questão de dizer que as providências tomadas mantêm "o sabor e a crocância" dos alimentos, e inclusive o seu "valor nutricional". De qualquer modo, parece interessante o seu conhecimento. Feita essa advertência inicial, passo a palavra à Revista:


As batatas-fritas, os empanados de frango e de peixe e as tortinhas de maçã e banana servidos nos restaurantes do McDonald's estão com seu teor de gorduras trans drasticamente reduzidos. A empresa investiu em pesquisas para encontrar um óleo que, além de conter o mínimo possível desse tipo de gordura, também preservasse o sabor e a crocância dos alimentos fritos.

A solução encontrada é uma mistura de óleo de algodão, soja e palma. A composição é livre de colesterol, rica em nutrientes e vitaminas e permanece estável a 180o (a temperatura de fritura dos alimentos), o que mantém seu valor nutricional.

Para se ter uma idéia da redução, a refeição mais vendida pela rede, a McOferta Número 1, com um Big Mac, uma McFritas média e um suco ou refrigerante, passou a ter 0,6 gramas de gordura trans - redução de 87%. O mesmo ocorreu com o McLanche Feliz − hambúrger, McFritas pequenas e suco ou refrigerante −, que também teve uma redução de 87% no teor de gordura trans e contém 0,4 gramas desta gordura, presente na carne bovina e no leite utilizado para fazer o queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?