Família de Nazaré: Refeição em família: receita deliciosa para a alimentação saudável das crianças

Refeição em família: receita deliciosa para a alimentação saudável das crianças

Já abordei esse assunto na postagem A refeição em família. Mas volto ao tema, pela importância prática para nossas famílias.

O site UOL publicou a matéria Crianças comem mais quando estão em grandes grupos, revela estudo, em que pesquisadores chegaram a importantes hipóteses sobre a influência do ambiente em que fazemos a refeição com nossos filhos.

Ressalto, aqui, o final da matéria:
A excitação social - barulho ou atividade em grupo - são os prováveis motivadores de um consumo maior, disseram os autores, chefiados por Julie Lumeng, do Centro para o Crescimento Humano e o Desenvolvimento, da universidade [de Michigan].

Isto implica em que ter um ambiente pacífico e estruturado para a alimentação, com um pequeno número de pessoas à mesa, pode ser uma boa forma de encorajar as crianças a comerem corretamente.

"A criança que come quantidades inadequadas pode consumir mais quando está em grupo (por exemplo, com a família sentada à mesa para uma refeição) do que quando come sozinha, como ocorre com freqüência quando as crianças beliscam durante o dia," disse Lumeng.

"Para a criança que come em excesso, o superconsumo pode ser motivado pelas refeições feitas em ambientes superestimulados ou caóticos, como costuma ser o caso quando comemos fora, particularmente em restaurantes de comida rápida", acrescentou.

Esse é um dado ligado à alimentação saudável das crianças, que tem muita pertinência ao tema das refeições em família. Ali se fortalecem os vínculos entre pais e filhos, o diálogo conjugal e se prepara as crianças para a vida.

Trata-se de um hábito sempre mais relegado a segundo plano. O ritmo frenético de nossa sociedade urbana esgota nosso tempo e nossas energias. Não encontramos tempo para a refeição em conjunto; ou não encontramos ânimo, sucumbindo ao chamado da TV. Sempre, porém, somos chamados a ponderar com franqueza o quanto nos esforçamos de verdade por ter esse momento familiar. Dizemos que amamos nossa família, mas isso deve ser traduzido em esforço cotidiano para alimentar e aprofundar a vida familiar. Do contrário, seremos surpreendidos mais tarde com a falta de base de nossa casa.

Como fazer isso? No artigo Enjoying the family meal, encontramos algumas dicas:

1. Escolha um horário regular para fazer as refeições
2. Economize tempo no preparo das refeições, para que você possa estar mais tempo à mesa
3. Demonstre que a refeição em família é importante (desligue a TV, programe os telefonemas para antes ou depois da refeição)
4. Coma ao redor da mesa (e não nos sofás), pois isso facilita a comunicação
5. Curta a conversa. Nada de reclamações ou conversas sobre as contas da casa.
6. Espere todos terminarem de comer para sair da mesa.

Outros artigos interessantes sobre o tema da importância da refeição em família:

Refeição em família: os efeitos decisivos do ritual sobre seus filhos
As vantagens da refeição em família
Slow food
The magic of family meal
The surprising power of family meals

Fica aqui o convite para renovarmos esse importante hábito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai