Pages

27 novembro 2008

Meu filho quebrou o dente. E agora?

Aconteceu aqui em casa, em um acidente na escola. Vai aí uma reportagem, que pode ajudar nesses momentos.

22 novembro 2008

Rotina ajuda criança a se alimentar melhor

Disposição para jogar bola com os amigos, andar de bicicleta, aulas de inglês e piano, além de notas boas e raras faltas no colégio. Energia a criançada tem de sobra, no entanto, na hora de se alimentar, eles não exibem o mesmo humor. Cada vez mais, as crianças impõem suas vontades durante a refeição, fechando a boca para os alimentos saudáveis. Para reverter essa situação, Raquel Caruso, psicopedagoga e coordenadora da Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico (Edac), de São Paulo, explica que é preciso estabelecer uma rotina.

"Isso significa estipular horários e adquirir hábitos, como café da manhã, almoço, jantar e lanches saudáveis nos intervalos de cada refeição principal." Outra dica da profissional, é criar um cardápio semanal e deixá-lo ao alcance das crianças. "Coloque-o em uma lousa, cartaz ou geladeira. Para os menores, o ideal é recortar as figuras correspondentes à refeição do dia", sugere Raquel. Depois que o hábito alimentar saudável for adquirido, dá até para reservar um dia da semana para algo que não seja tão nutritivo. "Se a criança não consegue largar o mau hábito, o ideal é espaçar ainda mais o dia do "besteirol" até ser retirado do cardápio."

"Crianças são extremamente espertas e observadoras. Se elas descobrem que uma atitude pode chamar a atenção de seus pais, certamente a farão. Não por maldade, mas por instinto", avisa o pediatra Yechiel Moises Chencinsk.

Para ele, é importante que os pais percebam essa situação o quanto antes e não caiam na armadilha. "Uma vez nela, as crianças irão aproveitar para determinar o que elas querem ou não comer. E isso pode não ser saudável." A atitude de usar a comida como forma de chantagem, em algumas casos, não passa da porta de casa. "Muitas escolas ensinam o valor nutricional da refeição e os alunos aprendem a necessidade de comer bem. Pena que na teoria é uma coisa e na prática normalmente é outra", diz o pediatra.

Fonte: UOL

E eu completaria dizendo que o exemplo é fundamental. Todos na casa precisam cultivar hábitos alimentares saudáveis.

17 novembro 2008

O fundo moral da questão ecológica


O WWF publicou seu Relatório sobre o Planeta Vivo, no qual "concluiu que o consumo exagerado do 'capital natural' coloca em perigo a futura prosperidade do mundo, gerando impactos evidentes na economia, tais como a elevação do preço dos alimentos, da água e da energia" (Yahoo Notícias).

Timidamente, o WWF reconhece que o consumismo é um grande perigo para o meio ambiente. E consumismo é questão ética. Existe, de fato, um fundo moral para a questão ecológica. Já nos lembrava o Papa João Paulo II tantas vezes, como em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 199o, chamada "Paz com Deus Criador, paz com toda a criação". Dizia ele:
É evidente que uma solução adequada não pode consistir simplesmente numa melhor gestão, ou num uso menos irracional dos recursos da terra. Muito embora se reconheça a utilidade prática de semelhantes providências, parece ser necessário examinar a fundo e enfrentar no seu conjunto a grave crise moral de que a degradação do ambiente é um dos aspectos preocupantes.

(...)

A sociedade hodierna não encontrará solução para o problema ecológico, se não revir seriamente o seu estilo de vida. Em muitas partes do mundo, ela mostra-se propensa ao hedonismo e ao consumismo e permanece indiferente aos danos que deles derivam. Como já observei, a gravidade da situação ecológica revela quanto é profunda a crise moral do homem. Se faltar o sentido do valor da pessoa e da vida humana, dá-se o desinteresse pelos outros e pela terra. A austeridade, a temperança, a disciplina e o espírito de sacrifício devem conformar a vida de todos os dias, a fim de que não se verifique para todos o constrangimento a suportar as consequências negativas da incúria de alguns poucos.
Nesse interessante discurso, o Papa propunha soluções para o problema ecológico, sob o viés moral:

1. reconhecer a criação como cosmos, ou seja, como um todo harmonioso. Essa ordem natural tem que ser respeitada.

2. reconhecer que a terra é uma herança comum, na linha da doutrina social da Igreja, que postula pelo princípio da destinação universal dos bens.

3. criação de um sistema de gestão de recursos ambientais mais bem coordenado a nível internacional, uma vez que os desafios superam as fronteiras dos Estados.

4. estabelecer uma nova solidariedade entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. "Por exemplo, aos países de há pouco industrializados não se pode requerer que apliquem certas normas restritivas às próprias indústrias nascentes, se os países industrializados há muito não forem os primeiros a aplicá-las no seu interior. Por seu turno, os países em vias de industrialização não podem moralmente repetir os erros cometidos por outros no passado, continuando a danificar o ambiente com produtos poluentes, com desflorestações excessivas ou com a exploração ilimitada de recursos que se esgotem".

5. enfrentar diretamente as formas estruturais de pobreza existentes no mundo.

6. construir uma educação para a responsabilidade ecológica, que implique em uma verdadeira conversão na maneira de pensar e no comportamento. A primeira educadora é a família, na qual as crianças aprendem a respeitar o próximo e a amar a natureza.

7. não esquecer do valor estético da criação. O contato com ela é profundamente regenerador, assim como a contemplação de seu esplendor é capaz de dar paz e serenidade.

É de se louvar que uma instituição tão importante como o WWF venha a reconhecer, embora com atraso de 18 anos, aquilo que o Papa João Paulo II já apontava. A raíz do problema ecológico é o pecado, e a solução é a reconciliação com o Criador. Famílias, erguei-vos!

12 novembro 2008

Violência nas escolas: alunos agridem professores

"Professores revelam agressões que sofrem de alunos. A violência física ou verbal raramente traz algum prejuízo para o estudante. Normalmente, o professor é transferido para outra escola". É a chamada no site Globo.com para o video abaixo.

Deixo como reflexão a sempre atual Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de João Paulo II, que diz:

Numa sociedade agitada e desagregada por tensões e conflitos em razão do violento choque entre os diversos individualismos e egoísmos, os filhos devem enriquecer-se não só do sentido da verdadeira justiça que, por si só conduz ao respeito pela dignidade pessoal de cada um, mas também e, ainda mais, do sentido do verdadeiro amor, como solicitude sincera e serviço desinteressado para com os outros, em particular os mais pobres e necessitados. A família é a primeira e fundamental escola de sociabilidade: enquanto comunidade de amor, ela encontra no dom de si a lei que a guia e a faz crescer. O dom de si, que inspira o amor mútuo dos cônjuges, deve pôr-se como modelo e norma daquele que deve ser actuado nas relações entre irmãos e irmãs e entre as diversas gerações que convivem na família. E a comunhão e a participação quotidianamente vividas na casa, nos momentos de alegria e de dificuldade, representam a mais concreta e eficaz pedagogia para a inserção activa, responsável e fecunda dos filhos no mais amplo horizonte da sociedade.
Nós, famílias cristãs, devemos assumir essa tarefa, confiantes que o dom do sacramento do matrimônio nos capacita para educar nossos filhos segundo a lei de Deus.



10 novembro 2008

Governo promove abortismo em prova do Enade


Esse tema foi levantado por Moisés, em uma comunidade do Orkut. Aí vai a cópia do scrap dele.


O governo não perde nenhuma chance de promover o abortismo. Agora foi usada a prova do Enade (que substitui o velho Provão) aplicada hoje aos alunos de História de todo o país neste domingo.


Vejam a questão de número 4 da prova:




CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE?


As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos
citados.


São dois os temas mais específicos para essa legislação:


(A) aborto e violência doméstica

(B) cotas raciais e assédio moral

(C) educação moral e trabalho

(D) estupro e imigração clandestina

(E) liberdade de expressão e divórcio

A resposta correta, segundo o governo, é, obviamente, a letra (A).


Ou seja, o governo espera que os alunos considerem que "uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar, entre outros temas, além dos citados", "aborto e violência doméstica".


Veja a prova aqui. O gabarito das respostas, aqui.


Obs.: segundo membros da comunidade do Orkut, a questão não caiu apenas na prova de História, mas também na de Letras.

06 novembro 2008

Família é responsável por 70% do desempenho escolar, diz pesquisa


O contexto familiar é responsável por 70% do desempenho escolar de um estudante, restando à escola e suas condições interferir, positiva ou negativamente, nos 30% restantes. A conclusão surgiu de uma revisão da literatura sobre desempenho escolar existente no Brasil realizada pela Fundação Itaú Social. O objetivo do trabalho foi orientar gestores a definir políticas públicas na área, tendo como base as evidências que aparecem nas pesquisas acadêmicas, esclarecendo resultados que, isolados, são muitas vezes conflitantes.

"Todas as pesquisas analisadas, nacionais e internacionais, mostram que a maior parte do desempenho escolar é explicada pelas características familiares do aluno. A educação é realmente um bem transmitido de geração para geração, tanto a boa quanto a má educação", explica Fabiana de Felício, responsável pelo estudo no Itaú Social e consultora do Ministério da Educação (MEC). "São fatores principais o nível de escolaridade do pai e da mãe, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais. Todo o resto acaba sendo derivado disso."

Segundo a pesquisadora, os levantamentos - feitos tendo como parâmetro os resultados em avaliações nacionais do MEC e os índices de aprovação e evasão - mostram que o aluno já chega à escola com diferenças que fazem com que ele tenha resultados maiores ou menores. Ou seja, sua condição e estrutura familiar já o colocam em vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Yahoo Notícias

05 novembro 2008

Casamento gay é proibido na Califórnia


A Califórnia aprovou por 52,1% dos votos a emenda à Constituição do Estado que proíbe o casamento homossexual instaurado em maio deste ano, segundo cifras divulgadas pela Secretaria de Estado.

O texto do referendo propunha a inclusão de uma emenda à Constituição estadual que afirma: "Somente o casamento entre um homem e uma mulher é válido ou reconhecido na Califórnia".

No estado de 37 milhões de pessoas o "Sim" à "Proposta 8" vinha ganhando pontos nas pesquisas desde agosto, quando se intensificou a campanha a favor da medida, que teve como alvo em especial os valores católicos da comunidade latina, que representa mais de 30% da população da Califórnia e que em 2000 votou em maioria contra os casamentos gays em uma consulta similar.

Essa vitória da família natural se deu inclusive contra poderosos interesses e recursos econômicos. O C-Fam já havia noticiado, por exemplo, que altos representantes do governo alemão faziam campanha na Califórnia, a favor do "Não" (ou seja, rejeição da proposta e, conseqüentemente, aprovação das uniões homossexuais).