Pages

30 dezembro 2008

Educação sexual

Interessante um tema colocado pelo Cláudio, no seu blog Reality is out there. Não trata-se de um blog com temática religiosa, mas política, principalmente. No caso ele está falando sobre os progressistas, mas eu quero chamar atenção para o tema que ele coloca sob a ótica dos pais de família, que precisam estar atentos com a educação dada aos seus filhos (que é, no fundo, de responsabilidade dos pais)

Leia Mais...

Ele diz o seguinte:


Viver de acordo com as normas ditadas pelos "pogreçistas" requer, no mínimo, que a pessoa desative sua capacidade de raciocinar logicamente. Como as decisões raramente se baseiam numa escala de valores, é possivel vermos leis entrando em conflitanto com o comportamento do Estado.

Vejamos a pedofilia. É de comum acordo que a pedofilia é algo abominável. Por quê?

O princípio que fundamenta a lei que pune a pedofilia - com o qual concordo plenamente - é que uma criança não tem maturidade para escapar da sedução de um adulto. Em alguns estados americanos o sexo entre um adulto e um menor é considerado estupro.

Mas como conciliar essa premissa com a política de educação sexual adotada pelas escolas onde as mesmas crianças que não têm maturidade para decidir em relação ao ato sexual aprendem a colocar camisinha, a tomar pílula, etc.?

Ora, a mensagem passada pelas leis é confiltante: por um lado abomina-se a prática de sexo envolvendo crianças mas por outro, prepara-se as crianças para a prática do sexo.

Isso é o que acontece quando o sistema legal é tomado pelo progressismo. Perde-se a perspectiva e as leis não seguem uma escala hierárquica de valores. Ficamos com um conjunto de retalhos ridículo que parece com um sistema legal, mas não passa de palhaçada.
Enfim, os valores, devem ser o norte da educação. Quais valores estamos escolhendo?

21 dezembro 2008

Arqueologia: homem e mulher os criou





Há quem diga que a estrutura familiar monogâmica (pai, mãe e filhos) é meramente uma construção cultural. Segundo essa idéia, não haveria uma "família natural", mas poder-se-ia pensar em um sem-número de arranjos familiares distintos, incluindo os homossexuais.

A edição n. 2.090 da Revista Veja, de 10 de dezembro, traz a notícia "A primeira família", na qual se relata uma descoberta arqueológica significativa. Contradiz essa ideologia, demonstrando que o mistério nupcial - para usarmos uma expressão de Angelo Scola - é inerente à nossa humanidade. Copio, abaixo, passagens da reportagem.

Uma pesquisa publicada há duas semanas por um grupo de arqueólogos alemães, ligados à Universidade de Mainz, confirma a antiguidade da família nuclear entre humanos. O estudo foi feito com base num conjunto de quatro túmulos coletivos que datam de 4.600 anos atrás, encontrados próximo ao Rio Saale, no interior da Alemanha. Os túmulos abrigavam treze ossadas, cujas fraturas sugeriam que os indivíduos haviam sido vítimas de um massacre. Através de análises de DNA, provou-se que, num dos túmulos, pai, mãe e filhos – dois meninos com cerca de 5 e 9 anos – haviam sido enterrados juntos. Como mostra uma reconstituição artística feita a partir das ossadas, cada uma das crianças foi sepultada, respectivamente, junto aos braços do pai e da mãe. O achado constitui a mais antiga evidência arqueológica de família nuclear já encontrada e identificada por meio da genética.

Até meados do século XX, prevalecia entre os antropólogos a idéia de que a família nuclear era uma instituição apenas cultural.

Como mostra a imagem da família abraçada no túmulo encontrado na Alemanha, o instinto familiar é ancestral no Homo sapiens.
Para entender mais o conceito de mistério nupcial, recomendo a leitura dessa resenha aqui.


16 dezembro 2008

Conheça o blog Cultura da Vida

Para aqueles que defendem a vida humana, desde sua concepção até seu declínio natural, há um blog que não pode passar despercebido: Cultura da Vida.

Ao que parece, o blog começou em março de 2008. Já foram 250 postagens nestes meses, uma freqüência excelente para um blog, o que possibilita que seus leitores o visitem diariamente para obter novas informações.

Para o leitor do Família de Nazaré, acompanhar o blog Cultura da Vida é muito fácil. As últimas 5 postagens do blog aparecem em nossa própria página inicial. Já percebeu?

Se você rolar nossa página até o final, perceberá que em nossa página inicial estão sempre as nossas sete últimas postagens e, logo abaixo, as últimas informações de alguns sites: Observatório da Perseguição, Comportamento, Blog do Prof. Felipe Aquino, Cultura da Vida, Agência Fides e Rádio Vaticano. Assim, toda vez que você entrar aqui no FN, pode também saber se há novidades nesses outros sites. Vá até lá embaixo e confira!

11 dezembro 2008

Governo Lula desviaria dinheiro do SUS para financiar propaganda abortista

Essa é a denúncia feita por Rodrigo Pedroso, em e-mail enviado recentemente. Você pode ler o inteiro teor aqui.

06 dezembro 2008

Juramento


Lembras-te, Amor? No alvor do casamento
Amanheceu em nós a luz dos céus.
Coube, no nosso olhar, o firmamento;
E fizemos, então, o juramento:
- Só um do outro e os dois de Deus!


Lutei para cumprir o prometido.
Meu corpo e a minha alma são só teus.
Quando a voz das paixões me traz vencido,
A voz do amor segreda-me ao ouvido:
- Só um do outro e os dois de Deus!


À minha volta soa, noite e dia,
A risada escarninha dos ateus…
Cravam-me os estiletes da ironia;
Eu calo, e rezo a minha litania:
- Só um do outro e os dois de Deus!


Cerca-me a tentação, velha serpente!
Escondem-me o horizonte negros véus.
Que importa, meu Amor? Teimosamente,
Hei-de gritar à Vida, frente a frente:
- Só um do outro e os dois de Deus!


E amanhã, quando a Morte, de mansinho,
Vier pedir ao Mundo o nosso adeus,
Hão-de os anjos cantar, devagarinho:
- Terão na eternidade um só caminho,
Pois são só um do outro e os dois de Deus!

Autor: Miguel Trigueiros

02 dezembro 2008

Famílias estruturadas, menor índice de acidentes com crianças


A Folha Online publicou notícia sobre um estudo realizado na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, que chegou a conclusões interessantes:

1. as crianças cujos pais nunca se casaram se acidentaram significativamente mais que aquelas cujas mães permaneceram casadas ao longo da infância dos filhos.

2. as crianças que não moram na mesma casa do pai se machucaram mais.

3. comparadas a crianças que ficam em creches ou aos cuidados da mãe ou de outros parentes, as que ficam com um dos avós correm menos risco de acidentes.

Maiores detalhes (em inglês), aqui.

Essas constatações nos levam a reafirmar que dentre os direitos da criança está o direito de nascer e crescer em uma família bem estruturada (veja mais aqui). As autoridades públicas têm o dever de assegurar esse direito, inclusive com políticas familiares que ajudem as famílias a se estruturarem bem.