Pages

31 outubro 2008

Convocação para o abaixo-assinado pela vida e contra o aborto na ONU

Grupos pró-aborto estão promovendo um abaixo-assinado para que a ONU reconheça o aborto como um suposto direito universal, aproveitando a festa dos 60 anos da promulgação da Declaração Universal dos Diretos Humanos, no dia 10 de dezembro.

Nós, Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, entidades e movimentos em defesa da vida, estamos promovendo outro abaixo-assinado, ou seja, em favor da vida e contra o aborto. Precisamos de 50.000 assinaturas. Convocamos a todos para que divulguem esta nossa campanha a fim de neutralizar um flagrante desrespeito aos direitos humanos.

Faça sua assinatura, defenda a maternidade e a vida inocente votando a favor da dignidade do embrião, do feto e da criança no útero materno. Para isso, acesse: http://www.c-fam.org/publications/id.101/default.asp

Repasse esta mensagem à sua família, seus amigos, enfim, a todas as pessoas . “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).

Brasília, 24 de outubro de 2008.

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina e Presidente da

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família

Fonte: site da CNBB

25 outubro 2008

Informação e maturidade

Há alguns anos, li um livrinho retirado do porão da biblioteca da Universidade Católica de Petrópolis. Era antigo. Trazia discursos de um Papa, não me recordo qual. Acredito que era um dos Pios, do século XX.

Ao falar de educação sexual, o papa falou algo que me iluminou bastante: "o que falta aos jovens não é tanto informação, quanto maturidade". De lá pra cá, muita informação foi despejada entre nossos jovens, mas a questão é saber se a sexualidade está sendo vivida conforme seu pleno significado e valor.

Em 4 de setembro, reportagem do Jornal Hoje divulgava que psicólogos "chegaram à conclusão" de que a falta de maturidade emocional é "causa" de gravidez na adolescência.

Isso serve de alerta às autoridades, para que revejam seus planejamentos de distribuição de preservativos ou pílulas, e aos pais para que ajudem seus filhos a integrar a sua sexualidade dentro de sua vocação.

Com vocês, o vídeo:

19 outubro 2008

Áudios católicos

O Família de Nazaré começa, agora, um novo serviço. Na coluna da esquerda, você pode encontrar as últimas atualizações do nosso Blip (ver em http://blip.fm/audiocatolico), onde colocamos áudios católicos muito úteis para nossa vida cristã.

16 outubro 2008

Contra o divórcio, a redescoberta

Achei que a reportagem abaixo, publicada pelo Estadão, foi muito feliz em manter a idéia do Papa, sem as costumeiras manipulações e sensacionalismos da imprensa. Além disso, e principalmente, o tema é de grande interesse para todos os que sentem um especial apelo pela defesa da família. Trata-se de um discurso para membros da Associação Retrouvaille (que, em francês, significa "Redescoberta")
ROMA - O papa Bento XVI discursou nesta sexta-feira, 26, sobre o divórcio, ao receber pela manhã os participantes de um encontro promovido pela associação Retrouvaille, que ajuda casais em crise.

"Como sua experiência demonstra, a crise conjugal constitui uma realidade de duas faces. De um lado se apresenta, especialmente em sua fase aguda e mais dolorosa", mas toda crise é também "uma passagem a uma nova fase de vida", pronta a se tornar, "com a ajuda do Senhor, uma passagem de crescimento", disse o Papa, acrescentando que dessa superação "o amor sairá purificado, maduro e fortalecido".

Bento XVI disse ter reconhecido "o dedo de Deus" nas atividades da associação, formada por casais que superaram crises conjugais e ajudam pessoas na mesma situação. Para ele, a separação e o divórcio são "certamente, em nossos dias, uma emergência muito presente", sendo necessária "a ação do Espírito Santo, que suscita na Igreja respostas adequadas às necessidades e emergências de cada época".

"Seu serviço vai contra a corrente", disse ele aos responsáveis pela Retrouvaille. "Hoje, quando um casal entra em crise, encontra tantas pessoas prontas para aconselhar a separação. Até mesmo aos casais unidos em nome do Senhor se propõe com facilidade o divórcio, esquecendo que o homem não pode separar aquilo que Deus uniu", completou.

Para Bento XVI, vencer a solidão e a sensação de fracasso procurando a comunhão com Deus, com os outros e com a Igreja pode transformar uma crise conjugal em uma "etapa de crescimento", levando à redescoberta "do tesouro escondido do matrimônio, o fogo sepultado sob as cinzas".

Por fim, o Papa pediu aos casais em crise que procurem ajuda e confiem em Maria e em Deus, porque só "quando um casal em dificuldade, ou até mesmo já separado, confia em Maria e se volta para aquele que fez dos dois uma só carne, pode ter certeza de que aquela crise se transformará, com a ajuda do Senhor, em uma etapa de crescimento e que o amor ressurgirá purificado, fortalecido".

"Isso somente Deus pode fazer, porque é ele que reaviva e faz arder novamente a chama. Certamente não do mesmo modo que a paixão, mas de maneira diversa, mais intensa e profunda, sempre, porém, a mesma chama", concluiu Bento XVI.
Fiz uma pesquisa no site da associação, que está em inglês, e encontrei os dados para contatos com filiais no Brasil. Caso você tenha interesse, aí vão as informações:

Curitiba
Email: 0016@retrouvaille.org
Contact: Romeu e Iliana
Fone: 55-41-33534660

Florianópolis
Email: 0017@retrouvaille.org

Recife
Email: 0018@retrouvaille.org



10 outubro 2008

Agente anti-fertilidade nas vacinas contra a rubéola?

Clique aqui para ver um interessante artigo sobre uma grave denúncia feita por um site pró-vida. Em suma, apontam-se inconsistências na justificativa oficial para a companha de vacinação em massa contra a rubéola e levanta-se a dúvida sobre sua real intenção. especialmente tendo-se em vista a descoberta de agentes anti-fertilidade nas vacinas (substâncias que causam infertilidade temporária, pelo que entendi). Vale a pena ler de coração aberto.

O texto é grande demais, e com figuras bem ilustrativas, de modo que não me parece conveniente reproduzí-lo aqui. Mas copio o texto de um outro site, que, resumidamente, coloca os termos da questão:

Na Argentina, a Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires confirmou a presença do hormônio gonadotrofina coriônica em vacinas contra rubéola distribuídas pelo Ministério da Saúde daquele país: [veja aqui]

A nota diz que a vacina, por isso, seria esterilizante. Na verdade, ela não impede que a mulher conceba, mas o desenvolvimento do corpo lúteo, de maneira a impedir a implantação do ser humano concebido no útero da mãe.

Urge a necessidade de apurar sobre a vacinação feita no Brasil. O mínimo é exigir que tais testes sejam feitos no Brasil, por instituições de pesquisa idôneas, nas vacinas distribuidas no Brasil.

Que interesses estão por trás da maciça campanha nacional de vacinação contra rubéola? O número de ocorrências justificariam tamanho investimento? Quanto custou para o Ministério da Saúde tal campanha? Porque houve diferença de idade entre os vacinados em alguns estados?

Um requerimento de informações será protocolado na Câmara dos Deputados essa semana para apurar tais denúncias.
Nesse outro site aqui, mais uma vez se coloca a dúvida. Veja o inicio do texto:

A campanha “Brasil Livre da Rubéola” conta com o apoio do UNICEF, agência da ONU que tem sido acusada de fazer parte de uma agenda mundial de controle de população. Não é novidade o envolvimento da ONU e do UNICEF em iniciativas para reduzir a população mundial por meio do aborto, o controle da natalidade e até mesmo medidas de introduzir agentes esterilizantes em vacinas em massa. [LifeSite News]

Entretanto, embora quase 100% da população brasileira esteja livre de sofrer quaisquer danos da rubéola, 100% da população têm um sistema reprodutivo. Essa é uma grande preocupação para os militantes pró-aborto. Em campanhas de vacinação semelhante em outros países, que as realizaram em nome de uma suposta preocupação com uma doença sem risco significativo, testes indicaram agentes esterilizantes nas vacinas. Como no caso atual da campanha “Brasil Livre da Rubéola”, o alvo eram pessoas em idade reprodutiva. Como no caso do Brasil, o UNICEF estava por trás de todas as campanhas de vacinação que envolviam vacinas contaminadas com agentes esterilizantes.


09 outubro 2008

Família morando com presos

A reportagem abaixo foi veiculada no Jornal da Globo de ontem. A idéia me parece interessante: permitir que a família do preso fique com ele dentro da colônia, ajudando-o em sua ressocialização.

A reportagem chama a atenção para o fato de que as famílias vivem, em grande parte, às custas do Estado. Mas dá para perceber que se trata de famílias muito carentes, e isso pode ser visto até mesmo como um benefício social.

Um dos entrevistados chama a atenção para o fato de que a família é importantíssima para a ressocialização do condenado.

A idéia me parece bastante positiva. Se houver algo a corrigir, deve ser corrigido, mas não abandonada a proposta. Veja o video:

08 outubro 2008

Apoio a famílias em crise

Você vê, abaixo, uma reportagem que foi ao ar hoje, na Rede Globo. Embora a ênfase da reportagem esteja nos casos de violência contra a criança, chamo a atenção para algo muito importante. O caso mais destacado pela reportagem é o de uma família que foi, de algum modo, recuperada.

O repórter faz referência a "uma instituição" que não foca apenas na criança, mas na família como um todo. Ajuda os pais a não mais serem violentos, ajuda a recompor os vínculos familiares.

É muito importante considerarmos a família como um sujeito social. Políticas públicas interessantes podem ser aquelas que procurem ajudar crianças, mulheres e idosos não os tratando isoladamente, mas no contexto de sua vida familiar. Isso faz parte das políticas familiares.

Como diz a reportagem, reunir a família novamente é a melhor solução para todos. Para as crianças, esse é o maior sonho. Não a prisão de seus pais, mas a recomposição dos vínculos familiares.


Assista:

07 outubro 2008

Realidade e aparência

Ontem, alguns meios de comunicação divulgaram um comentário feito pelo Papa sobre a forte crise econômica mundial pela qual estamos passando nestes dias. Foi uma bela meditação sobre o dinheiro e, mais ainda, sobre o conceito de "realidade". Muito importante para todos os cristãos, especialmente para os pais e mães de família.

Passo a palavra ao Papa, depois volto:

... a Palavra de Deus é o fundamento de tudo, é a verdadeira realidade. E, para sermos realistas, devemos contar com essa realidade. Devemos mudar a nossa idéia de que a matéria, as coisas sólidas, as coisas que se podem tocar, seriam a realidade mais sólida, mais segura. No final do Sermão da Montanha, o Senhor nos fala das duas possibilidades de construir a casa da própria vida: sobre a areia ou sobre a rocha. Sobre a areia constrói quem constrói somente sobre coisas visíveis e tangíveis, sobre o sucesso, sobre a carreira, sobre o dinheiro. Aparentemente, essas coisas são as veradeiras realidades. Mas tudo isso um dia passará. Vemos isso agora, na quebra de grandes bancos: esse dinheiro desaparece, é nada. E, assim, todas essas coisas, que parecem ser a verdadeira realidade sobre a qual contar, são na verdade de segunda ordem. Quem constrói sua vida sobre essas realidades, sobre a matéria, sobre o sucesso, sobre tudo o que é visível, constrói sobre a areia. Só a Palavra de Deus é fundamento de toda a realidade, é estável como o céu e mais do que o céu, é a realidade. Assim, devemos mudar o nosso conceito de realismo. Realista é quem reconhece na Palavra de Deus, nesta realidade aparentemente tão frágil, o fundamento de tudo. Realista é quem constrói sua vida sobre esse fundamento que se mantém na permanência.


Construir sua vida sobre a carreira. Quantas pessoas hoje estão dispostas a não ter filhos para seguir essa ilusão? Construir sua vida sobre o dinheiro. Quanta tristeza e falta de realização pessoal quando procuramos essa falsa segurança!

Que as palavras do Papa estimulem uma maior devoção à Palavra de Deus. Um amor que se coloque em termos práticos, nas nossas diversas opções cotidianas.

06 outubro 2008

Informação, arma contra o charlatanismo

O Observatório da Perseguição incorporou dois videos do Youtube bem interessantes sobre técnicas de lavagem cerebral usadas por seitas.

Isso me animou a caçar pelo site da Globo uma série de três episódios de "Operação Bola de Cristal", que foi ao ar em 2006. Nessa série, especialistas e um ator demonstram as principais técnicas usadas por charlatães para enganar os desavisados.

Veja nos seguintes links:

http://tinyurl.com/3g2lb4
http://tinyurl.com/3u5m7m
http://tinyurl.com/3qdlwq

03 outubro 2008

Barak Obama é favorável ao aborto por parto parcial

Já em maio, o portal Aci Digital publicava matéria muito esclarecedora. O candidato democrata Barak Obama se manifesta favorável a qualquer tipo de aborto, inclusive o estarrecedor aborto por parto parcial.

Esse aborto consiste na retirada do feto já maduro do ventre, deixando apenas sua cabeça no interior da mãe. Com um aparelho introduzido na região da nuca, seu cérebro é, então, sugado, causando-lhe a morte. A imagem ao lado mostra o resultado. Mr. Obama é favorável a isso...

Veja como está o seu bebê

Se você está grávida e o médico já informou a data provável do parto, você pode criar uma imagem bem legal para que todos vejam como está o seu bebê. Criei, ficticiamente, uma gravidez da "Roberta", para um nascimento previsto para o dia 30 de maio de 2009. O resultado é esse:



À medida em que o tempo vai passando, o bebê vai crescendo e a "Roberta" e todos os seus familiares podem acompanhar.

Se você quiser criar seu próprio recurso para acompanhar sua gravidez, pode clicar em "Get Widget" (em baixo da figura). Mas se achar complicado, pode deixar aqui na parte reservada aos comentários os dados abaixo, para que eu possa criar para você:

1. Dia, mês e ano prováveis para o parto
2. Seu e-mail (não será divulgado, mas é necessário para que eu retorne seu pedido).
3. Se quiser, posso criar uma página para você aqui no Família de Nazaré para que seus familiares e amigos vejam como está seu bebê.

02 outubro 2008

Uma idéia simples de política familiar

O tema da política familiar é muito pouco explorado no Brasil, mas divulgado em países da Europa. Vi uma reportagem interessante: cinema que oferece uma sessão especial para mamães e bebês. É uma iniciativa privada, mas seria interessante que políticos preocupados com a família se inspirassem nela para pensar em políticas familiares.