Pages

28 agosto 2008

Museu ridiculariza fiéis e mantém escultura de sapo crucificado

A matéria Juiz impede Playboy de usar fotos com temas religiosos era uma grata novidade, postada hoje. Na oportunidade, eu tinha mencionado o abuso que certos artistas cometem ao utilizar símbolos religiosos - quase sempre católicos - de maneira ofensiva aos sentimentos religiosos. Mas, como a ânsia de vilipendiar a Igreja Católica é tão grande, não podia demorar muito para termos notícia de outra ofensa. Veja abaixo.




Um museu italiano desafiou o papa Bento 16 e se recusou a remover uma escultura de arte contemporânea que mostra um sapo verde crucificado, segurando nas mãos uma caneca de cerveja e um ovo. O Vaticano considerou a peça uma blasfêmia.

A maioria dos membros do conselho do museu Museion, na cidade de Bolzano, decidiu que o sapo é uma obra de arte e continuará na exposição.

Chamada de "Zuerst die Fuesse" (primeiro os pés), o sapo usa um pano verde na área da cintura e está pregado pelas mãos e pelos pés como Jesus Cristo. Uma língua verde pende para fora de sua boca.

O trabalho do artista alemão Martin Kippenberger, morto em 1997, foi exposto na Tate Modern e na Galeria Saatchi, em Londres, e na Bienal de Veneza. Retrospectivas da obra do artista estão programadas para Los Angeles e Nova York.

Autoridades do museu localizado na região ao norte de Alto Ádige disseram que o artista considerava a peça uma ilustração do medo sentido pelos seres humanos.

O papa, que nasceu na Alemanha e recentemente passou suas férias em um lugar perto de Bolzano, obviamente não concorda.

Em nome do papa, o Vaticano escreveu uma carta de apoio a Franz Pahl, líder do governo daquela região e uma das vozes contrárias à escultura.

"Claramente, não se trata de uma obra de arte, mas de uma blasfêmia e de um degradante pedaço de lixo que deixou muitas pessoas indignadas", afirmou Pahl à Reuters, por telefone, enquanto a diretoria do museu realizava sua reunião.

Na carta, o Vaticano disse que a obra "fere os sentimentos religiosos de muitas pessoas que vêem na cruz o símbolo do amor divino".

Fonte: Yahoo News.

Juiz impede Playboy de usar fotos com temas religiosos

Aconteceu de novo. Já falamos aqui sobre o abuso que certos artistas cometem ao utilizar símbolos religiosos - quase sempre católicos - de maneira ofensiva aos sentimentos religiosos dos fiéis. Por exemplo, em Exposição de "arte" ridiculariza símbolos católicos.

E a Playboy fez o mesmo. Mas, dessa vez, houve uma decisão judicial interessante. Veja a notícia:

A Editora Abril está proibida de reutilizar a foto da atriz Carol Castro, que aparece nua na revista Playboy, segurando um terço. A determinação é do juiz Oswaldo Freixinho, da 29ª Vara Cível do Rio de Janeiro. O juiz ressaltou que a discussão agrega conflitos de interesses constitucionalmente protegidos como da liberdade jornalística, artística e religiosa. Por isso, deixou claro que a intenção não é retirar as revistas da bancas, mas apenas impedir que modelos usem símbolos religiosos. Motivo: proteger o sentimento religioso dos fiéis.

“Cabe ao magistrado, em sede de tutela antecipada, ponderar os interesses de direitos difusos, para não tolher o livre acesso do cidadão a qualquer tipo de informação, com ingerência na sua vida privada ou violando a privacidade, assim como proteger o sentimento religioso”, afirmou.

O pedido, para que a revista não veiculasse a foto, foi ajuizado pelo Instituto Juventude pela Vida juntamente com um padre chamado Lodi. O advogado Ricardo Brazterman, que representou o instituto, disse à revista ConJur que a tutela antecipada concedida pelo juiz atendeu exatamente o que foi pedido. Ou seja, apenas impedir a reutilização da foto de Carol Castro e de outros futuros ensaios fotográficos feitos pela revista com motivos religiosos.

O juiz Oswaldo Freixinho destacou, também, que o Judiciário não pode atuar de forma arbitrária, no recolhimento dos exemplares que já estão à venda, mas, em contrapartida, “pode evitar o atingimento do mencionado sentimento religioso da comunidade cristã, até porque nenhum, ou pouco, prejuízo irá ser imposto à editora-ré, com a subtração de uma só foto”.

A defesa de Editora Abril, representada pelo advogado Alexandre Fidalgo, do escritório Lourival J. Santos, informou que o jurídico da editora ainda não foi intimado nem citado sobre a decisão.

Leia a decisão

Processo 2008.001.251383-5

1. Alinha a autora, na peça de ingresso, o vilipêndio de símbolo religioso, utilizado em foto de nudez, através de revista de grande circulação, para adultos, lançada pela editora-ré.

2. Os aspectos enfocados integram conflitos aparentes de interesses constitucionalmente protegidos, na seara da liberdade jornalística, artística e religiosa.

3. Cabe ao Magistrado, em sede de tutela antecipada, ponderar os interesses de direitos difusos, para não tolher o livre acesso do cidadão à qualquer tipo de informação, com ingerência na sua vida privada ou violando a privacidade, assim como proteger o sentimento religioso.

4. Com efeito, não pode atuar o Judiciário de forma arbitrária, no recolhimento dos exemplares que se encontram nos estabelecimentos de venda, por isso que já estão disponibilizados para o público, em geral, até porque não atingida, em princípio, a integridade moral dos jurisdicionados, cuja faceta integra a fase probatória.

5. Em contrapartida, deve evitar-se o atingimento do mencionado sentimento religioso da comunidade cristã, até porque nenhum, ou pouco, prejuízo irá ser imposto à editora-ré, com a subtração de uma só foto.

6. Pelo talhe do exposto, considero que presentes, em parte, os pressupostos autorizativos, por isso que DEFIRO, PARCIALMENTE, A TUTELA ANTECIPADA, para determinar à ré abstenha-se de distribuir novas revistas com a foto impugnada, sob pena de multa diária de R$1.000,00.

7. Cite-se e intime-se, com cópias da exordial e desta decisão, cuja diligência deve ser cumprida em até 72 (setenta e duas horas).

8. Publique-se.

Revista Consultor Jurídico, 26 de agosto de 2008


25 agosto 2008

Mapa das religiões

Uma animação que mostra como as religiões se expandiram no mundo. Interessante, veja aqui.

23 agosto 2008

LISTA DOS DEPUTADOS FEDERAIS

(por estado e partido)

QUE ASSINARAM O RECURSO,

para que o Plenário da Câmara dos Deputados delibere sobre o PL 1.135/91 (Descriminalização do Aborto)


ACRE (01)


Nilson Mourão - PT/AC



AMAPÁ (03)


Dalva Figueiredo - PT/AP
Evandro Milhomen - PCdoB/AP

Janete Capiberibe - PSB/AP


AMAZÔNIA (01)


Vanessa Grazziotin - PCdoB/AM



BAHIA (06)




Nelson Pellegrino - PT/BA
Zezéu Ribeiro - PT/BA

Daniel Almeida - PCdoB/BA

Alice Portugal - PCdoB/BA

Roberto Britto - PP/BA
Severiano Alves - PDT/BA




CEARÁ (04)


José Guimarães - PT/CE
Eudes Xavier - PT/CE

Chico Lopes - PCdoB/CE

Flávio Bezerra - PMDB/CE


DISTRITO FEDERAL (01)


Magela - PT/DF



ESPÍRITO SANTO (01)


Iriny Lopes - PT/ES



GOIÁS (01)


Rubens Otoni - PT/GO



MARANHÃO (02)


Domingos Dutra - PT/MA

Sarney Filho - PV/MA



MINAS GERAIS (03)


Virgílio Guimarães - PT/MG

Jô Moraes - PCdoB/MG
Edmar Moreira - DEM/MG


MATO GROSSO (01)


Carlos Abicalil - PT/MT





MATO GROSSO DO SUL (01)



Antônio Carlos Biffi - PT/MS



PARÁ (04)


Paulo Rocha - PT/PA

Beto Faro - PT/PA

Zé Geraldo - PT/PA

Asdrubal Bentes - PMDB/PA



PARANÁ (02)


Angelo Vanhoni - PT/PR

Max Rosenmann - PMDB/PR



PERNANBUCO (07)


Pedro Eugênio - PT/PE
Fernando Ferro - PT/PE
Maurício Rands - PT/PE

Raul Jungmann - PPS/PE

Silvio Costa - PMN/PE

Ana Arraes - PSB/PE
Inocêncio Oliveira - PR/PE



RIO DE JANEIRO (05)


Jorge Bittar - PT/RJ

Carlos Santana - PT/RJ

Edmilson Valentim - PCdoB/RJ

Chico Alencar - PSOL/RJ

Brizola Neto - PDT/RJ



RIO GRANDE DO NORTE (01)


Sandra Rosado - PSB/RN



RIO GRANDE DO SUL (04)


Marco Maia - PT/RS

Luciana Genro - PSOL/RS
Pompeo de Mattos - PDT/RS
Darcísio Perondi - PMDB/RS


RONDÔNIA (01)


Eduardo Valverde - PT/RO



RORAIMA (01)


Francisco Rodrigues - DEM/RR


SÃO PAULO (13)


José Genoíno - PT/SP

Paulo Teixeira - PT/SP

Jilmar Tatto - PT/SP

Vicentinho - PT/SP

Cândido Vaccarezza - PT/SP

Devanir Ribeiro - PT/SP
José Mentor - PT/SP

Cláudio Magrão - PPS/SP

Arnaldo Jardim - PPS/SP

Ivan Valente - PSOL/SP

Regis de Oliveira - PSC/SP (12)

Paulo Pereira da Silva - PDT/SP

Dr. Ubiali - PSB/SP


AO TODO 63 DEPUTADOS ASSIM DIVIDIDOS POR PARTIDO


1. PT 31 Deputados (49,20 %)

2. PC do B 07 Deputados (11,11 %)

3. PSB 04 Deputados (6,33 %)

4. PDT 04 “ “

5. PMDB 04 “ “

6. PSOL 03 “ (4,76 %)

7. PPS 03 “ “


8. DEM 02 “ (3,17 %)

9. PMN 01 “ (1,58 %)

10. PR 01 “ “

11. PV 01 “ “

12. PSC 01 “ “

13. PP 01 “ “





17 agosto 2008

Geração Orkut corre risco de crise de identidade, diz psiquiatra

A educação para os meios de comunicação também passa pela compreensão mais profunda do uso da internet por nossos filhos. Segue uma reportagem da BBC, publicada no Estado de São Paulo (ver original aqui).

São meras opiniões de um psicanalista inglês, mas que podem nos ajudar a refletir. Até mais!

A geração de usuários da internet nascida depois de 1990 - década da popularização da rede - pode estar crescendo com uma visão perigosa a respeito do mundo e da sua própria identidade, sugere um psicanalista inglês.

Segundo Himanshu Tyagi, a principal causa deste problema seria o fato de que os nascidos nesta época já cresceram em um mundo dominado pela navegação na internet e pelos sites de relacionamento como o Facebook, Orkut e MySpace.

"É um mundo onde tudo se move depressa e muda o tempo todo, onde as relações são rapidamente descartadas pelo clique do mouse, onde se pode deletar o perfil que você não gosta e trocá-lo por uma identidade mais aceitável no piscar dos olhos", disse Tyagi durante o encontro anual do Royal College of Psychiatrists, uma das principais agremiações de psiquiatras do Reino Unido e da Irlanda.

O psiquiatra destaca ainda que as pessoas que se acostumam com o ritmo rápido dos sites de relacionamento podem achar a vida real "chata e pouco estimulante", o que poderia causar problemas de comportamento.

"É possível que os jovens que não conhecem o mundo sem as sociedades virtuais dêem menos valor às suas identidades reais e, por isso, podem estar em risco na sua vida real, talvez mais vulneráveis ao comportamento impulsivo ou até mesmo o suicídio", disse.

Pesquisa

Tyagi começou seu interesse por identidades virtuais quando fundou um site que funciona como uma rede de contatos profissionais e se deu conta da distância enorme que há entre psiquiatras em atividade e pacientes mais jovens em assuntos relacionados à internet.

Ele constatou, após uma pesquisa com psiquiatras durante um congresso nos Estados Unidos, que a maioria dos profissionais não sabia da magnitude do impacto do mundo virtual na geração jovem.

Segundo o professor, além dos sites de relacionamento, as salas de bate papo virtuais também podem influenciar problemas de comportamento como a timidez.

Ele destaca que o anonimato e a falta de experiência sensorial das conversas nestes ambientes virtuais poderia mudar a percepção de interatividade e criar uma visão alterada sobre a natureza dos relacionamentos.

"A nova geração, que cresceu em paralelo ao avanço da internet, está atribuindo um valor completamente diferente para as relações e amizades, algo que estamos fracassando em observar", afirmou Tyagi.

Benefícios

O psiquiatra afirma que são necessárias mais pesquisas sobre o impacto da internet na geração jovem e ressaltou alguns benefícios dos sites de relacionamento.

Segundo ele, essas redes oferecem um status social mais equilibrado, onde raça e gênero são menos importantes e onde as hierarquias da vida real são dispersas.

Ele destacou ainda que a quebra das barreiras geográficas permite acesso a relacionamentos e a apoio de amigos virtuais.

Experiência

As afirmações de Tyagi, entretanto, forem contestadas por especialistas da área.

Graham Jones, psiquiatra especializado no estudo do impacto da internet, reconhece que existe o risco de que uma freqüência exagerada de sites de relacionamento possa levar a problemas de comportamento. Mas ele acha que esses riscos foram exagerados por Tyagi.

"Para cada geração, a experiência com relação ao mundo é diferente. Quando a imprensa escrita surgiu, tenho certeza que muitos a consideraram como uma coisa ruim", disse Jones.

"Pela minha experiência, pessoas que tendem a ser mais ativas nos sites como o Facebook ou Bebo são aquelas que já são mais socialmente ativas de qualquer forma - é apenas uma extensão do que eles já fazem", concluiu o psiquiatra. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

15 agosto 2008

Dois pesos e duas medidas

Esta piada que o Cláudio colocou em seu blog pode parecer um tanto pesada, mas reflete bem o tratamento discriminatório que os católicos vêm recebendo. Agradeço ao Silvio por me enviar (e aproveito para lembrar-lhe que ele também pode fazer postagens diretas aqui no blog).

10 agosto 2008

Corte argentina proíbe pílula do dia seguinte


Aqui você pode encontrar uma importante decisão de uma corte argentina, proibindo o uso da pílula do dia seguinte por ser abortiva. Para se ter uma idéia do que aconteceu, é como se o Tribunal de Justiça de um estado brasileiro desse provimento a recurso de apelação para proibir que a pílula do dia seguinte fosse distribuída pela administração estadual em todo o território do estado.

Leia Mais...

A ação proposta foi a de "amparo", que equivale ao nosso mandado de segurança.

A decisão foi tomada por maioria de votos (2x1). Recomendo especialmente aos juristas que leiam com atenção o texto do acórdão, embora este seja longo e esteja em castelhano. Boa parte do texto é ocupada pelo voto vencido, do juiz Julio Sánchez Torres, que, embora reconhecendo a personalidade civil desde a concepção, votou contrariamente ao provimento da apelação. Os dois votos favoráveis, dos juízes Mario Sársfield Novillo e Mario Raúl Lescano, vêm a seguir. Porém, como os votos vencedores fazem remissão ao primeiro voto, recomendo a leitura e o estudo de todos.

A decisão é o resultado de um brilhante trabalho feito com profissionalismo e embasamento jurídico, pelo advogado argentino Jorge Scala. Esse profissionalismo precisa ser imitado pelos advogados pró-vida do Brasil. Basta verificar que o Pacto de São José da Costa Rica, que não foi invocado no processo da ADIN 3510, nem pela autora da ação (Procuradoria Geral da República), nem pelo amicus curiae (CNBB) nem por nenhum dos ministros do STF, foi usado como argumento pelas associações argentinas que impetraram a ação de amparo, sendo por isso extensamente discutido no acórdão em anexo, proferido pela Justiça provincial cordovesa.

05 agosto 2008

Bebê sem cérebro morre ao se engasgar com leite com 1 ano e 8 meses

"Após desafiar a medicina e sobreviver por um ano, oito meses e doze dias, a menina Marcela de Jesus Ferreira morreu na sexta-feira. Ela nasceu sem cérebro, no dia 20 de novembro de 2006, em Patrocínio Paulista, a 413 quilômetros de São Paulo. A criança faleceu por volta das 22h, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Santa Casa de Franca." Veja mais em Bebê sem cérebro morre ao se engasgar com leite com 1 ano e 8 meses - O Globo Online